Curso de Psicologia celebra 20 anos de história

A última sexta-feira de novembro (24) foi a data escolhida para a comemoração dos 20 anos do curso de Psicologia da Unicentro. Durante o dia, docentes e alunos de diferentes épocas participaram de um evento no Câmpus de Irati da universidade e de um jantar de confraternização, circunstâncias marcadas pela celebração das conquistas nesse período e pela emoção das memórias compartilhadas em cada reencontro.

Se aposentando neste ano, a fundadora do curso, professora Rosanna Rita Silva, foi a grande homenageada do evento. (Foto: Coorc)

No entanto, para uma das presentes, o momento foi particularmente especial por se tratar também de uma despedida. No ano em que se festeja as duas décadas de existência do curso, a professora Rosanna Rita Silva, que coordenou a sua implementação na instituição, também está se aposentando. E foi difícil para a fundadora segurar a emoção entre as diversas homenagens prestadas. “De um lado é uma alegria sobretudo ver os alunos, as alunas, toda essa galera que dá vida ao curso. E, coincidentemente, é o fechamento de um ciclo para mim. Eu acho que isso redobra a emoção, mas me faz sair alegre. Eu acho que todo mundo quer isso, né? Encerrar um ciclo de trabalho com alegria, com realizações, com abraços das pessoas, com carinho. Isso é muito bom, realmente”, afirma.

Outra pioneira do curso, professora Rosemary Sartori, destaca o impacto desse marco histórico. “É emocionante para mim, é evidente que é emocionante, todo mundo está com um lencinho na mão, essas lembranças, essas memórias. E a gente gosta de ter feito parte disso, faz parte da história da gente. É revigorante e estimulante, é muito legal”, enfatiza a docente aposentada.

Acadêmica da primeira turma a entrar no curso em 2003, Niama Gris também fez coro à comoção compartilhada entre os presentes. “A gente vai lembrando de muita coisa que aconteceu, das nossas memórias, das experiências, dessa questão da construção. De fato tivemos muitas dificuldades na primeira turma, mas o que ficou disso é a importância desse construir coletivo, que até hoje é uma marca registrada do curso de Psicologia. É muito bacana estar aqui e ver o quanto o curso está melhorando em relação a vários aspectos”, reforça a psicóloga.

“A ideia foi de fato fazer um grande momento de celebração institucional, mas afetiva também”, pontua a professora Claudia Regina Magnabosco Martins. Uma das integrantes da comissão organizadora da comemoração, ela afirma que o objetivo do evento era rememorar o início do curso e de todo o processo que foi vivido em seu desenvolvimento, junto daqueles que fizeram e fazem parte da sua trajetória. “Comemorar aquilo que já foi conquistado, aquilo que já caminhamos, mas vislumbrar um adiante. E o adiante também tem a ver com esses envolvidos que já estiveram conosco. E aí a gente pensou muito nessa situação de possibilitar que os estudantes, os agentes universitários, os terceirizados, os docentes e a comunidade, no sentido dos parceiros que nos acolhem para fazer estágio, pesquisa e extensão, pudessem estar conosco celebrando as conquistas, celebrando a possibilidade da continuidade”, salienta.

Para a formanda Eloisa Harmuch, isso tudo é uma construção que se faz “aos poucos e com muitas mãos”. Parte da atual gestão do Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira, a estudante ressalta a atuação política dos graduandos que, segundo ela, sempre estão dispostos a lutar por mudanças dentro e fora da universidade. “Eu acho que se fosse pra eu definir a Psicologia aqui da Unicentro, eu definiria como uma Psicologia que coloca o pé no território, que vai para o chão mesmo. Eu caí aqui, assim, de paraquedas e eu não pensei que ia me apaixonar tanto pela Psicologia que eles querem construir aqui, pela cidade, pelos encontros e pelo o que a Unicentro me possibilitou. Eu me orgulho muito da Psicologia que a gente constrói aqui na Unicentro. Eu acho que ela tem uma marca, ela é diferente e ela é parte da minha história e parte de cada um que passa aqui dentro. Acho que não tem como ela ficar silenciada. Ela é resistência”, afirma a acadêmica.

Comemoração foi organizada por comissão formada por professores, acadêmicos e agentes (Foto: Coorc)

“Uma história que é de luta, resistência e enfrentamento, e de muito afeto e construção coletiva”, corrobora a vice-chefe do Departamento de Psicologia, Caroline Guisantes. A professora foi mais uma entre os participantes que destacaram a implantação do novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e o ótimo desempenho no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo uma das três graduações da Unicentro que atingiu o conceito máximo de 5. “É um evento gigantesco porque estamos no momento de implantação de um novo PPC, que coroa discussões que foram construídas ao longo desses 20 anos e implementam a formação que a gente quer construir junto às nossas alunas e alunos. E junto a isso a gente vem colhendo frutos de toda dedicação de um corpo docente amplo, da relação com a comunidade, com a universidade, com os nossos próprios alunos, que são as boas avaliações do nosso curso, como o Enade. Por mais que não seja a única forma de avaliação, isso fala para a gente de uma formação de qualidade, gratuita, numa universidade pública, que vem se articulando, com ensino, pesquisa e extensão, e por isso acho que chega a esse tipo de desfecho”, comenta.

Quem também esteve presente na celebração foi o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. Ele lembrou que o curso é um dos mais concorridos de toda a universidade e destacou a sua importância não só internamente, mas para toda a sociedade. “Que venham muito mais anos, porque o curso de Psicologia, além de ser um dos mais procurados, é um curso muito atuante. Atuante não somente no atendimento à comunidade, aqui de Irati e de região, mas também nas demandas sociais. É um grupo bastante crítico e isso é a cara da universidade”, complementa.