Exame de Proficiência em Língua Estrangeira: Inglês, Francês e Espanhol. Datas/horário: 28/06/2024 e 11/10/2024 das 9h às 11h30. Local: Câmpus Santa Cruz.

O PPGL/UNICENTRO oferta exames de proficiência em Inglês, Francês e Espanhol.

Confira as datas dos exames para 2024:

. 28/06/2024 – das 9h às 11h30 – presencial, bloco M, Câmpus Santa Cruz;

. 11/10/2024– das 9h às 11h30 – presencial, bloco M, Câmpus Santa Cruz.

Valor das inscrições: R$ 80,00. Inscrições pelo site (aguarde – edital em breve).

Sobre o exame:

Um exame de proficiência em leitura em língua estrangeira tem como intuito avaliar a capacidade do candidato em compreender e interpretar textos de diferentes gêneros textuais.

A competência em leitura é o alvo deste exame, requerendo que o candidato seja capaz de construir sentidos por meio da interação entre as informações advindas do texto e o conhecimento do leitor. Esse conhecimento é constituído pela competência linguística (estrutura gramatical, vocabulário) e o conhecimento prévio, que envolve, além do conhecimento de mundo e do contexto sócio-histórico a compreensão do funcionamento do texto em seus diversos gêneros.

O exame de proficiência em leitura do PPGL será composto de textos acadêmico-científicos que tratam de conhecimentos gerais, isto é, que não necessitam conhecimento técnico em uma determinada área de conhecimento.

O exame será composto por um texto contendo entre 2000 e 2500 palavras.

Serão propostas até oito (8) questões abertas (discursivas). Além dessas questões, será solicitado: (1) a tradução de grupos nominais retirados e identificados no texto e (2) a tradução livre de um parágrafo ou excerto.

O valor de cada uma das questões ficará a critério da banca responsável pela elaboração do exame.

Todas as perguntas serão formuladas em língua portuguesa e devem ser respondidas em língua portuguesa, tendo-se em vista que o objetivo do exame é avaliar a habilidade de ler e de compreender textos em língua estrangeira.

Os candidatos poderão utilizar somente dicionários impressos durante o exame. Não será permitido o empréstimo de dicionários durante e após a finalização do exame por um dos candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *