Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários (LABELL)

O Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários ( LABELL) da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO visa ao fortalecimento do programa e das pesquisas desenvolvidas em âmbito de pós-graduação e por bolsistas de Iniciação Científica. Dentre as demandas destaca-se a necessidade de congregar e de unificar os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras, considerando a interface entre os Estudos Linguísticos e Literários que só acontece por meio de um trabalho conjunto ligado a objetivos comuns e relevantes em torno das linhas de pesquisa do programa e consolidação. Possui um site, sob os cuidados de bolsistas de extensão PIBIS. A principal parceria é com a Universidade Federal do Paraná ( Gesualda dos Santos Rasia), com a UFSM (Amanda Scherer e Verli Petri da Silveira) e UNICRUZ ( Antônio Escandiel de Souza e Elizabeth Dorneles ).

 

Laboratório de Linguagem, Variação e Ensino – LIVE

O Laboratório de Linguagem, Variação e Ensino – LiVE é um espaço para estudos integrados entre as linhas de pesquisa Texto, memória e cultura e Linguagens, leitura e interpretação do Mestrado em Letras da Unicentro, visando ao fortalecimento das pesquisas de professores, mestrandos e de Iniciação Científica relacionadas a essas duas linhas e ofertar periodicamente Exames de Proficiência em Línguas (portuguesa e estrangeiras) à comunidade em geral, sistematizar as pesquisas realizadas, agrupando e estruturando arquivos com estudos teórico-práticos, de cunho experimental, intervencionista e de formação de banco de dados; promover eventos para discussões teóricas e de divulgação de pesquisas dos docentes e alunos do Mestrado em Letras e dos cursos de Letras de Guarapuava e Irati; promover encontros de estudos entre docentes, mestrandos e acadêmicos de Iniciação Científica, vinculados aos cursos de Letras de Guarapuava e Irati; construir um corpus de textos autênticos para análise de textos com base nas operações discursivas em gêneros textuais diversos.

 

Laboratório de Estudos Culturais, Identidade e Representação- LABECIR

No Laboratório de Estudos Culturais, Identidade e Representação- LABECIR as pesquisas recaem sobre manifestações culturais artísticas e midiáticas, nos estudos realizados buscam-se analisar processos identitários referentes à condição de gênero, entendendo este como uma categoria de análise e como categoria empírica que define a organização social da diferença sexual. O Laboratório tem caráter multiusuário destinado às pesquisas relacionadas aos Estudos Culturais, Gênero e Mídia, incluindo pesquisas empíricas e teóricas. Desenvolvem-se pesquisas coletivas e individuais, realizam-se palestras, conferências, organizam-se eventos. Orientam-se Trabalhos de Conclusão de Curso, Pesquisas de Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado. Escrevemos livros, artigos, capítulos de livros. Ministram-se aulas e oficinas que focalizam relações culturais de gênero e mídia.

Laboratório de Variação e Sociolinguística (Campus Irati) 

No laboratório é abordado estudos em torno da variação e mudança linguística.