Nos últimos 15 anos, os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Secretariado Executivo ofertaram diversos cursos de Especialização Lato Sensu aos egressos da UNICENTRO e comunidade, capacitando mais de 500 profissionais em cursos presenciais e mais de 800 em cursos na modalidade à Distância, nas diversas áreas de conhecimento. Durante esse período os docentes ministraram aulas, orientaram alunos, participaram de bancas de avaliação e publicaram artigos resultantes das pesquisas de seus orientados, contribuindo para o amadurecimento da proposta do Mestrado em Administração.
O início das discussões para a implantação do curso deu-se em 2009, onde os docentes de vários cursos de graduação e a Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação alinharam em uma proposta conjunta de Mestrado. A direção do Setor de Ciências Sociais Aplicadas – SESA/G designou membros para compor a comissão de implantação do programa Stricto Sensu, Campus Santa Cruz e em Maio de 2012 a comissão foi reconduzida pela Reitoria da Unicentro, por meio da portaria 1143/GR – Unicentro, que desenvolveu a proposta de Minuta de Regulamento do Programa e o Projeto Pedagógico do curso de Mestrado Profissional em Administração, finalizado no mês de Outubro de 2012. O Conselho Universitário da Unicentro aprovou a criação do curso e o regulamento do Programa em 25/03/2013. O Mestrado em Administração foi aprovado pela Capes em 28/05/2013 pelo Ofício 48-20/2013/CTC/DAV/CAPES, com um corpo docente composto de catorze professores doutores dos departamentos de Administração, Ciências Contábeis, Secretariado Executivo, Economia (Campus Santa Cruz), Ciências da Computação (Campus Cedeteg), Administração e Educação Física (Irati). O primeiro coordenador foi o Prof. Silvio R. Stefano (DEADM/G) e o vice foi o Prof. João Francisco Morozini (DECIC/G). A primeira turma teve início em 10/03/2014 com vinte alunos regulares, já a segunda turma iniciou em 2015 com dezesseis alunos e a terceira turma em 2016 com dezoite alunos regulares. Atualmente o PPGADM possui mais de setenta alunos regulares e especiais (Março/2016).
O Mestrado Profissional em Administração implantado na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), vem atender a uma demanda de profissionais, gestores e docentes de diversas áreas de conhecimento de Guarapuava e Região. Atualmente somente a UEL e UEM oferecem Mestrados em Administração no interior do Estado do Paraná.
Apesar dos esforços de qualificação docente, o número total de docentes qualificados nas IES do interior do Estado do Paraná ainda está aquém do desejado, especialmente em algumas áreas, nas quais se verificam dificuldades para o afastamento para capacitação, em consequência do porte das instituições e do atendimento da demanda de horas/aula nos cursos de graduação.
O setor de Ciências Sociais Aplicadas da UNICENTRO de Guarapuava e Irati, possuía (26/11/2012): 151 professores – sendo 15 doutores, 83 mestres e 51 especialistas, proporção ainda menor se considerar as outras IES de Guarapuava e Região. Na cidade são mais de 9.000 empresas com registros ativos na Junta Comercial do Estado do Paraná que necessitam de gestores qualificados para sua atuação profissional, além da necessidade de gestores de organizações públicas municipais, estaduais e federais.
Destaca-se que 21 professores do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UNICENTRO, estão cursando programas de pós-graduação em nível de Doutorado em diversas IES no país, vindo a compor o corpo docente do Mestrado Profissional em Administração.
Apesar da alta demanda por qualificação, o corpo docente da área na UNICENTRO tem se destacado na produção intelectual, o que tem propiciado a aprovação de projetos de pesquisa financiados, apresentação de trabalhos em importantes eventos nacionais e internacionais, além da participação em projetos relevantes no cenário nacional, como o Universidade Sem Fronteiras, ação extensionista de grande porte liderada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti/PR), revelando, desde já, o impacto que uma formação em nível de mestrado terá para o incremento do papel social que a UNICENTRO vem desenvolvendo no cenário regional e estadual.
A realização do Mestrado Profissional em Administração implantado na Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, fundamenta-se não apenas na necessidade de formação de Mestres em Administração, mas também para qualificação de gestores, com objetivo do desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e socioambiental da sua região de abrangência.
Neste sentido, o Mestrado em Administração, vem ao encontro da Política da CAPES, a qual estimula, a interiorização na formação de Mestres e Doutores e viabilizar a formação de Mestres fora dos grandes centros educacionais. Complementarmente, aos fatores formação de Mestres em Administração, da maturidade acadêmica e científica e do fortalecimento de novas vocações de pesquisa direcionadas para Estratégia e Organizações, também são considerados, de formas relevantes, os seguintes fatores justificáveis para a realização do Mestrado Profissional em Administração:
1) Viabilização da formação de Mestres para o interior do Estado do Paraná o qual tem ficado à margem dos grandes centros de ensino e pesquisa, assegurado o mesmo padrão de qualidade de outras IES;
2) Otimização do potencial do corpo Docente da Unicentro com a finalidade de: i) apoiar a capacitação de docentes de diferentes cursos de graduação do interior do Paraná; ii) subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa da UNICENTRO; iii) fortalecer e estabelecer as condições para a verticalização dos cursos na UNICENTRO; iv) propiciar o aumento da competência de formação de recursos humanos de alto nível para organizações públicas e privadas.
3) Contribuição para o fortalecimento, na UNICENTRO, da linha de pesquisa Estratégia e Organizações que respondam às necessidades de desenvolvimento e crescimento regionais, já que se trata de um espaço geoeconômico, caracterizado pela carência de projetos estratégicos nas organizações.
4) Contribuição para o surgimento, no âmbito da UNICENTRO, de novas vocações para gestão empresarial, mediante o incentivo à participação de Mestrandos e Professores no projeto, promovendo o estabelecimento de parcerias continuadas entre os programas de pós-graduação e/ou grupos de ensino e pesquisa em estágios diferenciais de desenvolvimento tendo em vista a disseminação da competência nacional e regional em ciência e tecnologia.
Ainda é relevante a composição heterogênea do corpo docente do Mestrado Profissional em Administração, a qual favorecerá a criação de uma rede de cooperação científica que viabilizará uma ampliação horizontal do diálogo entre os professores pesquisadores participantes, bem como uma expansão vertical através do desenvolvimento da pesquisa englobando os participantes do Mestrado, os Grupos de Pesquisa e os acadêmicos dos cursos de graduação da Unicentro. Essa rede possibilitará um crescimento qualitativo e quantitativo da produção científica paranaense, com grande capilaridade regional, embasada em uma reflexão coletiva com produção e pesquisas abrangentes.
Assim, o Mestrado em Administração será de grande impacto para os professores e pesquisadores da área e gestores organizacionais, suprimindo essa grave lacuna no que se refere à capacitação docente em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, na área de Administração e Ciências Sociais Aplicadas.