Em 2015, o Professor Silvio Roberto Stefano apresentou e teve aprovado o projeto Proext denominado “Apoio ao processo de fortalecimento da Gestão Social através da gestão e comercialização dos produtos da agricultura familiar”, com início de vigência em meados de 2016. O valor solicitado de financiamento é de R$ 99.907,00, incluindo bolsas, material de consumo e material permanente. No entanto, os recursos não foram liberados em 2016, sendo que a nova previsão de liberação dos mesmos e início do projeto é para o primeiro semestre de 2017.

No final de 2016 foram aprovados dois projetos de Pesquisa junto ao CNPq (Edital 01/2016 MCTI/CNPq), com vigência de 2017 a 2019, sob coordenação do Prof. Silvio R. Stefano e do Prof. Marcos R. Kuhl, na faixa A (até 30 mil), e que envolvem demais professores e alunos do PPGAdm e IC.

O Prof. Silvio Roberto Stefano é coordenador do projeto entitulado “Mercado de Trabalho e políticas públicas de emprego e renda: um estudo longitudinal no Estado do Paraná”, que conta com a colaboração do Prof. Luiz Fernando Lara (PPGAdm e UEPG) e do Prof. Márcio Luiz Bernardim (Deadm/Unicentro).

Já o projeto coordenado pelo Prof. Marcos Roberto Kuhl tem o título “Inovação, colaboração para inovação, ecoinovação e o desempenho sustentável”, e conta com a colaboração do Profs. Marlete B. Maçaneiro, Zoraide da F. Costa, João Francisco Morozini e Silvio R. Stefano.

Ainda, no final de 2016, foram aprovados três projetos de pesquisa básica e aplicada junto a Fundação Araucária (Edital 01/2016-CPBA/Propesp) com vigência de 2017 e 2018, com financiamento de até 15 mil reais cada.

Um dos projetos, sob o título “Gestão Estratégia de Pessoas e a Sustentabilidade organizacional nas Indústrias do Paraná”, é coordenado pelo Prof. Silvio R. Stefano e conta com uma equipe formada pelos Profs. Sandra Mara de Andrade, João Francisco Morozini, Erivelton Fontana de Laat e Luiz Fernando Lara.

O segundo projeto, entitulado “Mudanças, competitividade e sustentabilidade ambiental na adoção de inovações em organizações contemporâneas”, coordenado pela Profa. Marlete Beatriz Maçaneiro, conta com a participação dos Profs. Marcos Roberto Kuhl, João Francisco Morozini, Zoraide da Fonseca Costa e Sieglinde Kindl da Cunha (Universidade Positivo), do técnico Giomar Viana e estudantes do Programa.

O terceiro, coordenado pelo Prof. João Francisco Morozini, tem como título “Desenvolvimento de capacidades dinâmicas dos empreendedores paranaenses como vantagem competitiva”, e dispões de uma equipe formada pelos Profs. Juliane Sachser Agnes, Silvio Roberto Stefano, Marcos de Castro e Léo Raifur, pelo técnico Giomar Viana e pelos alunos Merylisa Furlan e Fernando Morozini.

Por fim, foi aprovado um projeto junto a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, conforme Edital nº 012/2015 – Memórias Sociais Capes sob vigência de 2016 a 2019 e em parceria entre a Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e Universidade Superior de São Paulo.

A Profa. Elisa Yoshie Ichikawa, do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM, ficou responsável pela coordenação geral do projeto. Enquanto que os coordenadores locais serão, respectivamente: Profa. Juliane Sachser Angnes (PPGAdm/Unicentro), Prof. Wagner Roberto do Amaral (UEL), Prof. Luciano Mendes (USP/Esalq) e Prof. Márcio Pascoal Cassandre (UEM).

Além de recursos de custeio e capital, o projeto conta com as seguintes bolsas de estudo:

  • UEM – 1 bolsa de pós-doutorado e 1 de mestrado;
  • Unicentro – 1 bolsa de mestrado;
  • UEL – 1 bolsa de mestrado e 1 bolsa de Iniciação Científica; e
  • USP/Esalq – 1 bolsa de Iniciação Científica.