Centro de Apoio à Fauna Silvestre da Unicentro mantém atendimentos durante o recesso de fim de ano

Centro de Apoio à Fauna Silvestre da Unicentro mantém atendimentos durante o recesso de fim de ano

De acordo com as leis e normativas normativas federais, estaduais e municipais, o serviço veterinário é classificado como essencial. Baseado nisso, os atendimentos do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs) seguem ocorrendo na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) durante o período de recesso pedagógico.

Para animais silvestres vitimados, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. A orientação é de que o interessado entre em contato para agendar o atendimento, pelo telefone (42) 3629-8240.

CENTRO DE APOIO À FAUNA SILVESTRE (CAFS) – Oferecendo um serviço fundamental à comunidade, os atendimentos à fauna silvestre seguem sendo realizados 24 horas por dia. O professor Rodrigo Martins de Souza, responsável pelo Centro, explica que existem muitos animais, dentre eles filhotes e espécies que estão em período de reprodução, que necessitam de atenção contínua. Além disso, é comum que sejam realizados alguns tipos de resgate e necessidade de tratamento, bem como de soltura de animais. 

Maria-Faceira

Maria-Faceira, uma das aves em atendimento no Centro

“Essa semana mesmo, entre o Natal e o Ano Novo, realizamos a soltura de duas corujas suindaras e de dois gambás. Todos os animais que foram tratados aqui, advindos de resgate. Nós temos ainda alguns animais como uma maria-faceira, que vai para a soltura semana que vem. Outra coruja está esperando a aptidão de voo para poder ser solta também”, explica o professor Rodrigo, detalhando que os procedimentos de cuidados com os animais são constantes e, no caso dos filhotes, a alimentação pode ser a cada duas ou três horas, depende da idade do animal e da espécie dele. “Por exemplo, o filhote de gato-do-mato-pequeno precisa ser alimentado a cada três horas, independente se é noite, se é feriado. Então, mesmo durante o Natal, durante o Réveillon, tem que ter alguém para cuidar desses animais aqui. Então, como veterinários responsáveis, permanecemos eu, os residentes da área de animais silvestres e os estagiários da Medicina Veterinária e da Biologia, que entram numa escala de rodízio, de plantão, para podermos manter os serviços no Cafs”, explica o professor.

Diversas aves estão em atendimento no Cafs

Diversas aves estão em atendimento no Cafs

O professor Rodrigo também destacou que são muitas as espécies que se encontram no Centro no momento. “Dentre as espécies que nós temos aqui hoje, destacam-se as aves. Nós temos filhotes de andorinhões-do-temporal, filhotes de maritaca. E, também, os mamíferos, como macaco-prego-preto, raposa-do-campo, cachorro-do-mato e o gato-do-mato-pequeno. Todos os animais requerem atenção”.

Além de todo o trabalho interno, a equipe ainda se mantém em prontidão, caso exista necessidade de algum tipo de resgate. “Até mesmo em emergências, a gente consegue atender nesse período, então, se, por exemplo, a Força Verde ou o Corpo de Bombeiros precisar de apoio em um resgate complexo que envolva um animal selvagem em situação de risco ou que ofereça risco à população, a equipe do Cafs está disponível nesse período. Um resgate complexo seria um caso extremo como, por exemplo, um atropelamento de um felino, que requer atendimento imediato com anestesia, uso de dardos e zarabatanas. A gente teria condições de dar esse suporte para as autoridades”, conclui o professor Rodrigo.

Confira abaixo a lista de animais em atendimento no Centro no momento.

 

Quantidade Animal Atendimento/Acompanhamento
1

Raposa-do-campo

Animal com doença osteometabólica, tratamento contínuo
1 Coruja-buraqueira Troca de penas
1 Gato-do-mato-pequeno Filhote em crescimento
1 Maria-faceira Juvenil em crescimento
1 Tucano-de-bico-verde Juvenil em crescimento
5 Maitaca-verde Filhote ou Juvenil em crescimento e/ou apto para encaminhamento
1 Suindara Filhote em crescimento
2 Andorinhão-do-temporal Filhote em crescimento
2 Gambá-de-orelha-branca Filhote em crescimento
1 Bem-te-vi Juvenil em crescimento
1 Pintagol Espécie híbrida
6 Papagaio-de-peito-roxo Apto para encaminhamento
1 Corujinha-do-mato Apto para encaminhamento
1 Papagaio-verdadeiro Apto para encaminhamento
1 Cuiú-cuiú Apto para encaminhamento
1 Socó-dorminhoco Apto para encaminhamento
1 Caturrita Apto para encaminhamento
1 Cachorro-do-mato Apto para encaminhamento
1 Macaco-prego-preto

Apto para encaminhamento

Lista atualizada em 28/12/2023.

Deixe um comentário