Reitoria da Unicentro entrega novos veículos para o Câmpus de Irati

O Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu seis novos veículos – três carros, duas caminhonetes e um trator – que irão atender projetos de pesquisa e extensão, de ensino a distância, entre outras atividades. A entrega foi realizada pela Reitoria na manhã desta quinta-feira (02).

Cinco dos veículos foram adquiridos por meio de parcerias com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), através da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), e também com recursos próprios da instituição. Já o sexto automóvel foi locado via convênio entre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Cinco veículos foram adquiridos por meio de parcerias com a Seti e com recursos próprios da universidade. Um carro também foi locado via convênio entre UAB e Capes. (Foto: Coorc)

“Estamos muito felizes em entregar esses veículos e renovar parte da frota do nosso câmpus de Irati. Estamos melhorando as condições de transporte, mas principalmente estamos cuidando da segurança do nosso pessoal, porque com os veículos novos e revisados temos mais segurança no trânsito”, enfatiza o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Um dos automóveis, um Fiat Cronos, foi viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Além deste, foi destinado um carro para cada câmpus a fim de facilitar as atividades extensionistas. “É a realização de um sonho que tínhamos desde o início da gestão. É uma conquista para a extensão universitária e uma forma de apoiar e incentivar o desenvolvimento dos projetos e da curricularização da extensão”, afirma a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lucélia de Souza.

O trator e uma das caminhonetes, uma Nissan Frontier, são aquisições do projeto de pesquisa e extensão “Imbituvão”, coordenado pelo professor Afonso Figueiredo Filho. Com mais de dez anos de atuação, a iniciativa precisava de novos veículos para as atividades de campo. “Nós estávamos aguardando com muita ansiedade. O projeto começou em 2010 e, logo no início, compramos duas caminhonetes. Elas continuam em funcionamento, mas precisam de muita manutenção pois são picapes que já tem 14 anos. Nós também já tínhamos ganhado uma L200 da Reitoria, que veio da Receita Federal, e que estava quebrando o galho. Agora com mais essa aquisição nós ficamos bem”, pontua Afonso.

Segundo o diretor do Câmpus de Irati, professor Ronaldo Maganhoto, um Ford Focus e uma Fiat Toro também ampliam a frota disponível no câmpus para atender as demandas administrativas e da comunidade universitária.  “Esses veículos vieram em boa hora. Estamos com uma frota renovada, em boas condições de uso, oferecendo mais tranquilidade e segurança nas atividades que envolvem deslocamento dos nossos professores, dos nossos alunos e dos nossos agentes”, avalia.

Além das novas aquisições, o veículo locado, também um Fiat Cronos, vai viabilizar atividades presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados na modalidade de ensino a distância. O mesmo convênio com a Diretoria de Educação a Distância da Capes garantiu outros dois automóveis, que ficarão em Guarapuava.

Para o vice-reitor, professor Ademir Fanfa Ribas, a renovação da frota de veículos do Câmpus de Irati é resultado do esforço de diversas frentes da universidade. “Foi importante o trabalho de toda a nossa comunidade de servidores, buscando ser mais efetivos através das burocracias estatais, resolvendo problemas. Tenho a convicção de que isso vai auxiliar e melhorar cada vez mais as nossas atividades, sejam elas no ensino, na pesquisa ou na extensão”, conclui.

Por Paula Claro

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.