Alunos e egressos do Câmpus de Irati são selecionados pelo Programa Verão Maior Paraná 2024

Estudantes e egressos da Unicentro estão entre os selecionados para atuar no Verão Maior Paraná 2024, uma iniciativa do governo estadual que visa aprimorar a infraestrutura das praias e promover uma série de ações com foco no bem-estar e entretenimento dos veranistas. A operação ocorre durante a temporada nos municípios do litoral, e em Porto Rico e São Pedro do Paraná, no noroeste do estado.

A Secretaria do Esporte divulgou a lista dos aprovados logo após a capacitação, que ocorreu entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em Pontal do Paraná. Foram convocados para atuarem como monitores os estudantes mais bem avaliados dos cursos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação Social. As atividades variam de acordo com a área de formação.

Do Câmpus Irati da Unicentro, os acadêmicos de Turismo Lívia Calisto e Luís Henrique Van Tienen, e a acadêmica Hellen Jukoski Brizoto, de Educação Física, foram os selecionados. Durante o treinamento, eles passaram por oficinas, palestras e atividades de interação com mais de 200 estudantes de outras universidades.

Luís Henrique vai atuar em Porto Rico, cidade que conta com praias de água doce e faz divisa com Mato Grosso do Sul. Aluno do 1º ano do curso, ele conta que está ansioso para viver as experiências do projeto. “Ainda não conheço a região, então estou cheio de expectativas sobre tudo, sobre o lugar, as atividades. Pretendo, nesses mais de 40 dias, fazer contatos profissionais, adquirir conhecimento e experiências”, afirma.

Na área de educação física, Hellen vai trabalhar em uma equipe itinerante, que passa por Pontal do Sul, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá, com atividades de recreação aos turistas. “A gente fica cinco dias em cada local. O treinamento já foi uma experiência que agregou muito, nunca tinha visto algo parecido. Então estou bem esperançosa, bem animada”, ressalta.

Já os egressos Carlos Eduardo Budel e Monike Ramos vão trabalhar como coordenadores em Porto Rico e Ipanema, respectivamente. Ambos fazem parte da equipe de oito pessoas selecionada para liderar as atividades na área de Turismo.

Nos últimos dois verões, Carlos Eduardo foi monitor no projeto. Neste ano, como coordenador, assume novas responsabilidades. “É um trabalho bem intenso, mas que é importante para tornar o Paraná mais conhecido, tanto para quem mora quanto para quem vem de fora. Uma das atividades que a gente realiza é uma pesquisa para entender o perfil do turista, seus objetivos com a viagem, quanto tempo pretende ficar. Todos esses dados são utilizados pela Secretaria de Turismo para que possam ser feitas ações futuras na região”, detalha.