Câmpus Irati da Unicentro realiza testes rápidos para detecção de hepatites B e C

Algumas gotas de sangue retiradas da ponta do dedo e, entre 15 e 30 minutos depois, o resultado. A comunidade acadêmica do Câmpus Irati da Unicentro pôde realizar testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e das hepatites B e C. A ação faz parte da campanha “Julho Amarelo – mês de luta contra as hepatites virais” e foi promovida por meio de uma parceria entre o CTA, que é o Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal de Saúde de Irati e a Clínica-Escola de Psicologia da Unicentro.

Como explica a enfermeira coordenadora do CTA, Jéssica Cristina Mattos Alves, as hepatites virais do tipo B e C são as mais incidentes no Brasil. Elas podem ser transmitidas através de relações sexuais sem o uso de preservativo e, também, através do contato com sangue contaminado. Nesse caso, o contágio pode ocorrer até mesmo no compartilhamento de objetos comuns, como um alicate de unha. “A recomendação é que pessoas em idade adulta realizem a testagem minimamente uma vez na vida. Mas o teste também pode ser realizado com uma frequência maior, uma vez por ano, por exemplo”, afirma.

Coordenador da Clínica-Escola de Psicologia, o professor Gustavo Zambenedetti conta que a parceria da universidade com o CTA já tem quase dez anos, tendo início com as ações de estágio do curso de Psicologia. “Como um desdobramento, por vezes, desses estágios, temos também essas ações durante campanhas, de fazer essa vinculação com a clínica para oferta de algum tipo de serviço para a comunidade acadêmica e também para comunidade externa. Então, ao longo dos anos, já fizemos algumas campanhas como essa, com atividades de prevenção, informação e aconselhamento ”.

Nessa ação realizada para o “Julho Amarelo”, Gustavo detalha que os acadêmicos de Psicologia ficaram responsáveis pela parte da logística e divulgação da testagem no câmpus e, especialmente, pela etapa de aconselhamento, que envolve orientações e informações repassadas às pessoas antes da realização do teste. “A gente informa que testes estão sendo realizados, as formas de infecção em relação a essas infecções sexualmente transmissíveis, as vulnerabilidades em relação a isso, os riscos que existem, também informações sobre janela imunológica, sobre prevenção”, exemplifica o docente.

Os estudantes de Psicologia, liderados pelo professor Gustavo, ficaram responsáveis pela orientação (Foto: Coorc)

Heloísa Gabriela Hruba, do 3º ano de Psicologia, foi uma das alunas que participaram da organização do dia de testagem. Ela destaca que trabalhar com essa etapa de acolhimento e prevenção é uma experiência interessante, que amplia a perspectiva de atuação profissional. “Acho que quando a gente entra na faculdade, nós pensamos muito na psicologia clínica e esse é um dos exemplos da atuação de um psicólogo na área da saúde. Isso é interessante também para se ter uma visão mais ampliada do conceito de saúde, porque a gente não está trabalhando só numa relação de saúde e doença, mas sim de prevenção, que é um papel bem importante para o psicólogo”, ressalta a acadêmica.

Ao todo, 36 pessoas foram testadas no câmpus para os quatro vírus, sendo a maioria mulheres, com idades entre 19 e 50 anos. Jéssica lembra que os testes para detecção hepatites B e C seguem disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Rua Getúlio Vargas, número 377, próximo à Santa Casa de Irati. “O horário que o teste fica disponível é das 8h às 11h, e  das 13h às 16h. Além do Centro, o teste também pode ser encontrado na unidade básica de saúde mais próxima da sua casa”, enfatiza a coordenadora do CTA.