Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino promove encontro com mulheres do município de Turvo na Unicentro

A Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, Ceef Unicentro, recebeu na última sexta-feira (26), 52 mulheres do município de Turvo para o segundo módulo de atividades do projeto. A iniciativa institucional, desenvolvida na universidade desde 2022, já se estende a 22 municípios paranaenses e visa atender, capacitar e empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade e empreendedoras em diferentes municípios do estado.

O evento teve o objetivo de promover o empoderamento feminino e o empreendedorismo, trabalhando assuntos sobre saúde física e mental das mulheres. Ao longo da tarde foram realizadas conversas com foco na recuperação da dignidade da mulher e na valorização do papel feminino na sociedade.

As mulheres que participaram dessa segunda etapa do projeto na Unicentro foram selecionadas a partir de indicações feitas no município de Turvo, por meio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Mulher, Conselho da Mulher e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Antes da atividade na universidade, elas realizaram cursos e mentorias sobre empreendimento e empoderamento feminino.

Renata Camargo, moradora do município do Turvo, foi uma das participantes e destacou que o projeto possibilita ter contato com novas oportunidades. “É um projeto muito interessante, tem muitas mulheres que estão em casa, que precisam de alguma ajuda, até mesmo algum toque ou alguma coisa para melhorar a vida. Já estou com muitas ideias e acredito que esse projeto vai me ajudar. É algo que veio para abrir portas, tanto para os jovens quanto para nós, já com mais idade, então é um projeto bem legal”, comenta.

Para o prefeito de Turvo, Jeronimo Gadens do Rosário, a união do município com a universidade deve trazer bons resultados. “O nosso município já tem algumas ações em conjunto com a universidade em diversas áreas e entendemos a importância de termos essa parceria de levar a universidade até o município nas diversas ações”, disse. “Acredito que o projeto uniu muito tanto a nossa necessidade, quanto a disponibilidade da universidade. Temos certeza que já estamos colhendo frutos, principalmente as mulheres que estão participando do projeto”, completa.

De acordo com a coordenadora institucional da Cátedra, Loide Salache, o projeto está se expandindo para se tornar uma política de estado, com planos de absorver mais 24 municípios até 2025. A partir de julho, o projeto continuará recebendo participantes de outros municípios na universidade, solidificando o compromisso com o empoderamento e o desenvolvimento das mulheres no Paraná”, destaca.

Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, a realização do evento é de fundamental importância para firmar o elo entre universidade e sociedade. Para ele, a universidade tem o desafio de, sempre que possível, abrir as portas para a sociedade. “A Cátedra do Empoderamento Feminino e Empreendedorismo Feminino, é uma parceria neste momento com a prefeitura de Turvo e, hoje, recebemos essas mulheres com perfil empreendedor. Nós estamos muito satisfeitos e felizes por ter esta parceria”, disse o vice-reitor.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Evandro Szczepanik. “A Unicentro vem realizando uma série de eventos na instituição para fomentar a análise, o debate, a discussão e com o intuito de dar possibilidade às mulheres para que elas possam trabalhar, ter ideias, e desenvolver seus projetos. Estamos sempre de portas abertas para projetos com essa natureza, ou seja, de envolver a comunidade, de trazer iniciativas, de dar possibilidades, seja para estudantes, seja para comunidades, seja para os nossos funcionários”, finaliza Gilmar.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens

Por Emely Cardoso, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais!

Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.