Unicentro promove, nessa semana, 57. Congresso Internacional de Americanistas

Pesquisadores de todas as partes do globo que têm como objeto de estudo a América, a partir de uma pluralidade de perspectivas, sobretudo aquelas vinculadas às ciências humanas e sociais, estão participando, desde segunda-feira, em Foz do Iguaçu, da edição de número 57 do ICA, o Congresso Internacional de Americanistas.

O evento, que é realizado a cada três anos, desde 1875, pela terceira vez é sediado no Brasil. A primeira delas, ocorreu no Rio de Janeiro em 1922. 32 anos depois foi a vez de São Paulo receber o ICA, no ano de 1954. Agora, depois de um hiato de 69 anos, é a vez de Foz do Iguaçu receber os americanistas nessa edição do congresso que tem como organizadora a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que realiza as atividades do encontro em parceria com a UDC, que é a União Dinâmica das Faculdades Cataratas.

O vice-reitor da Unicentro, durante a cerimônia de abertura do ICA 2023 (Foto: comunicação ICA)

Presente na cerimônia de abertura, realizada na última segunda-feira (17), o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, destacou a possibilidade de interação com os 3.500 pesquisadores de 45 países, que estão inscritos no ICA, com o ponto máximo do evento, na medida em que favorece que sejam vislumbrados acordos de cooperação internacional entre cientistas e entre instituições. “Pesquisadores do mundo inteiro, de vários países das Américas, da Europa. Então, é muito importante para a universidade e muito gratificante fazer parte de uma organização de um evento como esse. É uma satisfação para a Unicentro poder estar interagindo com outras universidades, outros pesquisadores, pessoas interessadas na América”.

A programação, que segue até essa sexta-feira, dia 21, contou com a participação do reitor Adolpho Pacher, da Universidade Nacional de Canindeyú, do Paraguai, como palestrante de abertura. Na conferência, ele abordou a temática “A América e suas fronteiras: múltiplas vozes, múltiplos diálogos”. Ao longo dos cinco dias de congresso também estão sendo realizadas as sessões de apresentações de pesquisas e debates dos mais de 300 grupos de trabalho.

“Eu tenho dito que ICA não é um evento, é um universo. Nós estamos circulando nesta semana com pessoas de 45 países e que, por sua vez, têm usa próprias relações para além do universo ICA em si. É um universo, – eu sei que é clichê, mas, às vezes, a gente precisa recorrer a eles – é um mar de oportunidades. Cabe a cada um de nós aproveitar isto e levar o nome da Unicentro adiante”, avalia o professor Márcio Fernandes, do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, organizador geral dessa edição de número 57 do ICA.

Lado a lado, Ademir Fanfa Ribas e Márcio Fernandes (Foto: comunicação ICA)

Da Unicentro, também fazem parte da comissão organizadora os professores André Justus e Sérgio Kulak, ambos do Departamento de Comunicação Social; o docente Cleverson Salache, do Departamento de Administração; e a assessora Loide Salache. 12 estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda também estão atuando como monitores.