Aula Inaugural do Detur destaca Turismo de Negócios e Eventos

Na noite de quinta-feira (25), o Departamento de Turismo (Detur) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu a aula inaugural do ano letivo de 2024. O evento reuniu acadêmicos e professores para a palestra de Jeverson Zanini, sócio da Avant Garde, empresa de marketing turístico que opera com roteiros em mais de 50 países.

Egresso da turma de 2009 da Unicentro, Jeverson conversou por videoconferência com os alunos sobre a trajetória profissional e o mercado MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que também é conhecido no Brasil como “Turismo de Negócios e Eventos”. Segundo o palestrante, esse segmento já é responsável por cerca de 25% do faturamento do  turismo global, que atualmente movimenta mais de 7,7 trilhões de dólares por ano.

“Eventos, conferências e viagens de incentivos são utilizadas como ferramenta estratégica pelas grandes empresas hoje. Elas utilizam para fazer lançamento de produtos, para melhorar o relacionamento entre times, o relacionamento entre fornecedores e compradores. Elas criam campanhas de viagem de incentivo para atingir melhores resultados”, explica.

Egresso do curso da Unicentro, Jeverson Zanini trouxe sua experiência como sócio de uma empresa que opera com roteiros em mais de 50 países. (Foto: Coorc)

Jeverson comenta ainda que, por ser um segmento muito específico, as empresas que trabalham com ele são diferentes daquelas que atuam dentro do turismo tradicional. Além disso, ele destaca que o crescimento do mercado aumenta a demanda de profissionais especializados, representando uma oportunidade para os futuros turismólogos. “São empresas que atuam juntamente com essas grandes corporações multinacionais e tem uma pegada muito mais dentro da publicidade até do que do turismo. Então a ideia era apresentar esse segmento para que os alunos já passem a olhar como uma possibilidade de carreira. É um segmento que sofre muito com falta de mão de obra especializada, é grandíssimo, não para de crescer, e nesse pós pandemia, está mais forte do que nunca”, reforça.

Como detalha a chefe do Detur, professora Elieti Fátima de Goveia, além de trazer um tema diferente para discussão, o objetivo da aula inaugural é dar as boas-vindas para os calouros e propiciar a integração de discentes e docentes. “Então é nesse sentido de receber os alunos, para que eles possam se sentir mais descontraídos, ver como é o curso, que não é só aula, saber que tem esse outro lado da universidade. E trazer um tema de mercado é importante para nossos alunos saberem que é uma oportunidade que eles podem explorar no futuro”, complementa Elieti.

Com o apoio dos professores do departamento, a atividade foi organizada pelos estudantes do 2º ano do curso, como parte das atividades da disciplina de “Planejamento e organização de eventos”. “O primeiro evento que a gente faz é sempre a aula inaugural, para poder ter essa integração com os calouros. E tem mais alguns eventos que vamos planejar ao longo do ano para eles poderem organizar, uma vez que a disciplina é bastante prática, para que eles possam realmente colocar mão na massa e aprender na prática”, comenta o professor Diogo Luders Fernandes, docente responsável pela disciplina.

Para a acadêmica Jéssica Gonçalves, essa primeira experiência organizando um evento foi muito positiva. “A gente pode aprender um pouco mais na prática sobre isso e a palestra também foi muito boa. Por ele ser um egresso que já está bem colocado no mercado, os alunos ficam muito mais conectados com o curso em si”, destaca.

Por Wyllian Correa

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais!

Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira também as fotos do evento no Banco de Imagens.