Unicentro inaugura novos espaços de atendimento do Neddij e do Numape

Quem trabalha ou estuda no Câmpus Santa Cruz da Unicentro, certamente, já ouviu a pergunta: “onde ficam os advogados?”. Questionamento que parte de pessoas da comunidade que vem até a universidade em busca de atendimento jurídico, mas sobretudo com a esperança de solucionar problemas em envolvem situações familiares. Isso porque a instituição conta com dois projetos de extensão que têm essa finalidade. Eles são os Núcleos de Estudo e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, e Maria da Penha – respectivamente Neddij e Numape.

O Neddij foi criado em 2006 e, desde então, já ajuizou mais de 2.000 processos. Atualmente, são 329 ativos. Só em 2021, foram realizados 2.514 atendimentos, que resultaram em 132 ações ajuízadas e 44 resoluções extrajudiciais. Trabalho que tem como objetivo preservar os direitos de crianças e adolescentes à uma vida digna, incluindo acesso pleno à moradia, alimentação, educação e lazer.

Espaços foram reformados com recurso do Fundo Paraná (Foto: Coorc)

Já o Numape é mais recente. Foi criado em 2018 e, nesses cinco anos, já atendeu mais de 680 mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. Atualmente, as profissionais e estagiárias da área do Direito e da Psicologia atuam em mais de 360 casos com o objetivo de apoiar essas mulheres a romper com o ciclo da violência e garantir seus direitos judicialmente.

Prestação de serviços que, a partir dessa quinta-feira (20), ganha em qualidade. Isso porque a Unicentro inaugurou, hoje, novos espaços de atendimento à população tanto para o Neddij, quanto para o Numape. “Hoje nós estamos entregando esses novos espaços, espaços mais confortáveis, espaços onde as pessoas poderão conversar com mais tranquilidade, com mais sigilo”, comemora o reitor da instituição, professor Fábio Hernandes. Privacidade que também foi exaltada pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia Souza: “Nós estamos muito felizes com esses novos espaços do Neddij e do Numape, aqui no Câmpus Santa Cruz. Porque, desde que eu entrei na Pró-Reitoria, a questão do espaço sempre foi uma cobrança muito grande, principalmente pela questão da privacidade nos atendimentos”.

Agora, Neddij e Numape passam a funcionar lado a lado, no Câmpus Santa Cruz, em locais pensados para um atendimento individualizado e humanizado. “Antes não tinha salas individualizadas. Isso dá mais conforto para o usuário, no sentido de que ele vai ter privacidade. O espaço foi planejado com isolamento acústico. A gente tem uma sala de espera – antes, eles ficam no corredor”, compara a professora Rosângela Abreu do Prado Wolf, coordenadora-geral do Neddij.

Agora, serviços funcionam lado a lado e se complementam (Foto: Coorc)

A melhoria possibilitada pela reforma também é destacada pela professora Marion Regina Stremel, coordenadora-geral do Numape. “Nós temos três salas de atendimento da área do Direito, com as advogadas, e na área de Psicologia. São salas estruturadas para o atendimento dessas usuárias, com privacidade. Nos sentimos privilegiados de estar no Câmpus Santa Cruz e de ter recebido do câmpus, da Unicentro e da Seti, através do Fundo Paraná, esses recursos para essas novas instalações do Numape e do Neddij”.

A reforma foi possível graças a investimentos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), via Unidade Executiva do Fundo Paraná (UEF). O investimento total, segundo a diretora do Câmpus Santa Cruz, professora Christine Vargas Lima, foi de 220 mil reais, sendo 186 mil reais aplicados na reforma de 320 metros quadrados e 34 mil reais destinados à aquisição de mobiliário. “São dois programas que nós pensamos ser importantíssimos para a comunidade de Guarapuava. O Câmpus Santa Cruz assumiu esse compromisso com a Seti, para as reformas e trazer esses dois programas para que os dois caminhem junto”, diz.

Presente na cerimônia de inauguração, a secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, exaltou o papel social da universidade ao assumir a defesa dos direitos das mulheres em situação de violência, mas também das crianças e jovens. “Só quem precisa desse tipo de atendimento sabe a dimensão que isso tem, e a diferença que faz na vida da pessoa. A Unicentro está de parabéns por esse trabalho que vem fazendo já há muito tempo”. Neddij e Numape, segundo o reitor Fábio Hernandes, “são dois projetos que muito orgulham a nossa universidade, que tanto têm modificado, tanto têm auxiliado pessoas que necessitam desses aparelhos”.