Crianças da Escola Municipal João Batista Anciutti visitam Câmpus Irati da Unicentro

Crianças da Escola Municipal João Batista Anciutti conheceram, na última segunda-feira, 03, o Câmpus Irati da Unicentro. Organizada pelos acadêmicos do 1º ano de Turismo, a atividades faz parte da disciplina de Introdução à Extensão, ministrada pela docente Elieti Fátima de Goveia. “Eu queria que os alunos tivessem uma prática de trabalhar com a comunidade, uma atividade que eles entendessem a importância dessa prática, que é a questão da extensão”, explica a professora.

Além da visita guiada ao prédio principal do câmpus e ao Museu de Geociências, os pequenos conferiram uma exposição de fotos históricas da universidade e uma apresentação lúdica sobre a construção do município de Irati, interpretada pelo escritor iratiense José Maria Grácia Araújo. Para contar a história, ele se caracterizou de Pacífico Borges – um dos primeiros desbravadores do município. “Era a pessoa mais representativa para ser o griô de Irati. Já fiz [o personagem] em todas as escolas de Irati, dos municípios vizinhos. Onde me convidam, eu estou indo. Conto essa história e, quando são crianças, intercalo com noções de não fazer bagunça, de estudar bem… Acho que tem dado efeito, porque a atenção que elas têm quando eu falo é muito grande”, comenta José Maria.

Os conselhos de ‘Pacífico’ não passaram despercebidos por Paulo Gabriel Batista, de oito anos, que visitou a Unicentro pela primeira vez. “Eu achei legal o Pacífico contando a história de como era. Eu quero ser um aluno que sabe bem das coisas. Se não estudar, não vai saber nada”. Já a Tatiane Teixeira, também de oito anos, adorou o Museu de Geociências. “Segunda vez que eu venho aqui, gostei de ir lá naquela casinha, no museu, que tem os bichos. E também gostei do lanche”, destaca.

A professora de educação infantil Josiane Valenga de Souza destaca que essa é a primeira vez que grande parte das crianças visita a universidade e que, apesar da pouca idade, elas são impactadas por essa experiência. “Apesar deles serem bem pequenos ainda, é muito interessante eles conhecerem a universidade. Ela está localizada no bairro em que eles moram. É bem importante para eles e, no futuro, eles poderão ser alunos aqui também”.

O acadêmico de Turismo Luís Henrique Van Tienen, que conduziu parte da visita, avalia que o projeto atingiu seu objetivo. “Foi bem interessante conhecer as crianças, ver a empolgação, a animação deles em conhecer a universidade. Eles adoraram”, conclui.