Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais dá início a processo de seleção

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais dá início a processo de seleção

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF), ofertado no Câmpus Irati da Unicentro, abriu as inscrições para a seleção de alunos regulares para o segundo semestre de 2023. São 20 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado. Nos dois casos, os candidatos devem apresentar projeto de pesquisa e currículo Lattes documentado. Além da análise desses documentos, a seleção conta ainda com entrevista. 

Os cronogramas, porém, são diferentes. Enquanto o processo seletivo do mestrado tem uma data determinada para cada uma das etapas, com as inscrições terminando em 31 de julho e as aulas iniciando em 21 de agosto, o doutorado funciona em fluxo contínuo. Nessa modalidade, as inscrições ficam abertas durante todo o semestre, até o dia 30 de novembro, e as datas para a entrega de documentos, entrevista e início das atividades variam para cada candidato. 

A seleção para os dois cursos é feita de forma online, como explica o coordenador do PPGF, professor Rogério Bobrowski. “Todo o processo de inscrição e seleção é remoto, até para tentar abranger um pouco mais o público externo à Irati ou ao Paraná, como já tem acontecido”, ressalta.

Ainda segundo o coordenador, a área de concentração do programa é em Manejo Sustentável de Recursos Florestais, agrangendo duas linhas de pesquisa: Manejo de Florestas Naturais e Manejo de Florestas Plantadas. “As pesquisas são focadas em diferentes áreas como o manejo, a colheita e a ergonomia florestal, a silvicultura clonal, a silvicultura urbana, a tecnologia da madeira, as tecnologias de geoprocessamento, enfim, abrange quase todas as possibilidades da área”, exemplifica o docente. 

O professor destaca também que o público-alvo do PPGF não se restringe apenas aos engenheiros florestais. “Agrônomos, biólogos, engenheiros ambientais, arquitetos, economistas, administradores, ou seja, pessoas que possam pensar em perspectivas de execução de uma pesquisa focada na Ciência Florestal”.

Os editais com todas as informações sobre os processos seletivos para o mestrado e para o doutorado em Ciências Florestais estão disponíveis no endereço www3.unicentro.br/ppgf.

Deixe um comentário