700 estudantes visitam câmpus Santa Cruz na primeira etapa do Walking Tour 2023

“Eu acho que a Unicentro é um lugar onde tem muito aprendizado e, realmente, pode desenvolver uma capacidade melhor para as pessoas que querem uma faculdade gratuita. Pode ser uma oportunidade muito boa, com vários cursos que estão disponíveis”. Essa foi a impressão do Erick dos Santos, depois de participar do Walking Tour. Ele foi um dos 700 alunos que estiveram no câmpus Santa Cruz da Unicentro, nesta terça-feira, durante a segunda edição do projeto. Cada estudante pode conhecer a estrutura dos cursos ofertados, gratuitamente, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste na unidade universitária.

O Walking Tour é um projeto coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento, que busca promover a aproximação dos estudantes de ensino médio com o ambiente acadêmico. “O Walking Tour é um projeto que visa despertar o interesse pelo ensino superior, especialmente o ensino superior público, e motivá-los a estarem na universidade gratuita que é a Unicentro”, explica o pró-reitor de Planejamento, professor Maurício Atamanczuk. “O objetivo do nosso projeto”, completa uma das coordenadoras da proposta, Loide Salache. “é, primeiramente, fazermos a democratização do Ensino Superior, trazermos os estudantes para a nossa universidade para que tenham um sentimento de pertencimento ao contexto acadêmico e universitário”.

Depois da recepção no auditório, alunos saíram caminhando pelo câmpus (Foto: Coorc)

O câmpus Santa Cruz foi o primeiro a receber, nesse ano, os alunos de colégios de Guarapuava, Pitanga e Candói. Os visitantes foram recepcionados com música e acolhidos pela reitoria e pela direção do câmpus. Além disso, também assistiram ao vídeo institucional da universidade. O ponto alto da programação, porém, foi a visita aos espaços pedagógicos, como laboratórios,e a conversa com os professores dos cursos. Conhecer as graduações ofertadas pela Unicentro despertou o interesse da Iara Ribeiro, que veio de Pitanga, por fazer um curso superior. “É uma universidade muito bacana, tem bastante curso, tem em diversos lugares também, como na minha cidade”.

Ao conhecer cada espaço da universidade, na percepção a diretora do câmpus Santa Cruz, professora Chistine Vargas, os visitantes puderam coletar informações importantes sobre o funcionamento da instituição e as oportunidades que ela oferece. “Eles vão realmente saber o que a Unicentro está oferecendo para as escolas e que é possível eles ingressarem em uma universidade e fazerem da sua profissão, também o seu sonho”, afirma a docente.

Ana Julia Barbosa veio de Candói e está no primeiro ano do Ensino Médio. A estudante gostou de conhecer as possibilidades que a Unicentro oferta. “Eu acho que é uma oportunidade muito grande para quem está entrando agora no ensino médio, para já ter uma ideia de quando for entrar na faculdade, escolher o curso que for fazer e a universidade que vai frequentar”, avalia.

Uma das novidades desta edição do Walking Tour é que os estudantes tiveram ajuda, durante a visitação, para fazer a inscrição no PAC, que é o Programa de Avaliação Continuada da universidade. O professor Felipe Caldas, diretor de um dos colégios que estiveram na universidade, avalia positivamente a iniciativa da Unicentro, destacando que os estudantes se sentem mais motivados a ingressar no ensino superior. “|Temos notado que temos um número grande de alunos que entram via PAC. Então, eles vêm, olham a universidade, conhecem, e já saem inscritos. Acho que foi mais uma ação muito assertiva da universidade”.

Para o reitor da universidade, professor Fábio Hernandes, acolher os estudantes de ensino médio é uma oportunidade para incentivá-los a, no futuro, se tornarem parte da comunidade acadêmica da Unicentro. “O Walking Tour é abrir a universidade para que eles conheçam o que é uma universidade pública e o que, além do conhecimento e do curso de graduação, eles podem fazer”, diz.

Os câmpus Cedeteg e Irati e a unidade avançada de Pitanga devem promover edições do Walking Tour em julho e agosto.