Conselho de Administração da Unicentro (CAD) aprova Programa de Apoio Pedagógico e Institucional

O CAD, que é o Conselho de Administração da Unicentro, aprovou, em reunião ordinária nesta sexta-feira, 05, a criação do Programa de Apoio Pedagógico Institucional, o Proapi. A iniciativa é uma proposta da reitoria que, com a aprovação, fica vinculada à Pró-Reitoria de Administração e Finanças. O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, explica o que possibilitou a proposição do programa. “Nós tínhamos, no passado, uma verba departamental que era para apoiar os acadêmicos, os docentes e o departamento em determinadas ações, em projetos de pesquisa e de extensão e esses recursos estavam suspensos. Então, pensamos em um programa institucional mais amplo e levamos ao Cad, que aprovou. Vale destacar que esses recursos não contemplam os investimentos para aulas práticas da graduação. Essa é uma responsabilidade da universidade, da gestão e nós estamos em busca”.

O total disponibilizado para o exercício financeiro de 2023 é de 300 mil reais. Recursos que serão empregados para financiar atividades de ensino, pesquisa, extensão e de caráter administrativo. De acordo com a pró-reitora de Administração e Finanças da Unicentro, professora Eliane Horbus, os recursos podem ser utilizados por professores e também por alunos. Ela ainda pontua alguns casos que podem ser subsidiados pelo Proapi. “Alguns exemplos são equipamentos, material laboratorial, diárias, participação em eventose todo tipo de material pedagógico – algum material específico que o departamento ou o programa queiram adquirir”, detalha.

A quantia destinada a cada departamento ou programa, destaca a professora Eliane, já está definida e leva em consideração critérios como o número de cursos ofertados; o número de professores; e número de alunos matriculados. “Precisávamos encontrar uma forma de fazer essa distribuição de forma que fosse a mais justa possível. Essa sempre foi a nossa preocupação. Então, seguindo alguns critérios, nós estabelecemos o valor mínimo, que ficou bloqueado em quatro mil reais, e um teto que ficou em 10 mil reais”, complementa a pró-reitora.

Agora, com a aprovação pelo CAD, será publicada uma instrução sobre como os recursos do Proapi poderão ser solicitados. A expectativa é de que os valores estejam disponíveis a partir do mês de junho. O vice-reitor da universidade, professor Ademir Fanfa Ribas, comemorou a aprovação do programa, ressaltando que a proposta visa impulsionar as atividades dos departamentos pedagógicos e dos programas de pós-graduação. “Neste ano, através do planejamento orçamentário e financeiro, a reitoria conseguiu destinar um valor, um recurso para que seja investido nas demandas dos departamentos. A gente tem certeza de que é um pequeno passo para podermos criar uma cultura dentro da universidade dessa autonomia e dessa valorização do departamento pedagógico e dos colegiados de pós-graduação”, finaliza o gestor.