Unicentro apresenta curso de Big Data no Agronegócio em café com empresários

Na manhã desta sexta-feira (26), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promoveu um café da manhã com empresários da região para apresentar o curso de Big Data no Agronegócio. O evento, realizado no Câmpus Cedeteg, reuniu cerca de 100 pessoas, entre representantes de empresas do agronegócio, autoridades, docentes e acadêmicos do curso.

O encontro teve como objetivo apresentar as características da graduação, que visa formar profissionais capacitados para atuar na área de análise de dados no agronegócio, por meio de áreas como inteligência artificial, gestão de dados, estatística e programação. Para ajudar nessa tarefa, a Unicentro contou com a participação do professor Luís Hilário Tobler Garcia, da Fatec de Pompéia (SP).

A coordenadora do curso de Big Data no Agronegócio da Unicentro, Caroline Paula de Almeida, explica que o café da manhã com os empresários é importante para estreitar a relação da universidade com a comunidade empresarial interessada. “Esse evento é essencial, porque é o primeiro passo para formar essa parceria, abrir essa porta, para que possamos fazer essa troca que é em benefício mútuo, tanto dos empresários, dos produtores, quanto da universidade”.

Odacir Antonelli, empresário, destaca a importância da inteligência artificial para o agronegócio e ressalta a necessidade de qualificação da mão de obra para atender às demandas do setor. “A Unicentro está de parabéns por essa iniciativa”, afirma. “O Brasil é a vanguarda do mundo na área do agronegócio. Guarapuava não pode ficar atrás e este curso vai fomentar a aplicação da inteligência artificial no setor, para que cheguemos cada dia mais longe”, acrescenta.

Como uma universidade pública, a Unicentro vê no curso de Big Data uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da região centro-sul do estado, localidade em que está inserida.

“O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira e o Paraná é um dos maiores produtores agrícolas do país”, comenta o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. “Este curso vai contribuir para a formação de profissionais qualificados que vão impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor na nossa região”.

Presente no evento, a deputada estadual Cristina Silvestri reconheceu a preocupação da Unicentro em oferecer cursos focados em atender à demanda regional. “Estou muito feliz como deputada ao ver a educação superior estadual pensando nas profissões do futuro e, também, como empresária do agronegócio ao poder contar com profissionais capacitados para planejar e executar o futuro do agronegócio, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental na eficiência, rentabilidade da produção agrícola e sustentabilidade”, ressalta.

Julia Mielczarski, 24, acadêmica do curso de Big Data, explica que optou pelo curso por já ter conhecimentos no segmento do agronegócio e por acreditar em um futuro promissor do setor com a tecnologia. “Eu acredito que essa área de tecnologia, inteligência artificial, dentro do agronegócio, vai ser o boom de agora até os próximos dez anos, e esse é o momento de entrar nesse mercado. Na minha visão, Guarapuava é um polo para isso”, afirma.

O também acadêmico João Lauro de Lara, 25, destacou a abrangência da formação oferecida pela graduação da Unicentro e as oportunidades de trabalho na área. “Particularmente, eu tenho uma visão otimista do futuro. Não somente na parte do agronegócio. Eu acredito que nós já sairemos daqui preparados para atuar nas mais diversas áreas da computação”.

Já a acadêmica Luana Boraiko, 20, ressalta a importância do projeto integrador, uma das disciplinas do curso, que permite aos alunos colocar em prática, desde o primeiro semestre, o que aprendem em sala de aula. “O projeto integrador alinhado a todas as áreas de pesquisa que a Unicentro fornece, vai nos ajudar a entrar no mercado de trabalho mais preparados e capacitados”.

Ao fim do evento, os empresários puderam tirar dúvidas sobre o curso e a aplicação das técnicas de Big Data na prática.

Sobre o curso – O curso de Big Data no Agronegócio da Unicentro é um tecnólogo presencial com duração de três anos. A graduação surgiu de uma demanda do setor do agronegócio que vê a necessidade da junção do agro com a informática. “O curso surgiu a partir de visitas ao setor do agronegócio com muitos empresários e pessoas da comunidade. Nós apresentamos o curso e tivemos uma resposta positiva já de imediato”, explica o reitor da Unicentro.

Apesar de utilizar a graduação da Fatec como modelo, o curso da Unicentro entendeu e pontuou as particularidades da região na grade curricular. “Nós demos, por exemplo, ênfase também para a pecuária, que não havia na grade modelo. Nós tentamos ajustar ao perfil da região, sem perder a essência dos profissionais que são formados lá, que nós temos a garantia de sucesso de que o mercado está absorvendo 100%, praticamente”, pontua Carolina.

O curso oferece uma formação abrangente em áreas como estatística, programação, inteligência artificial e gestão de dados. Durante os três anos, os alunos terão a oportunidade de desenvolver projetos integradores de sistemas voltados ao agronegócio, para  colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula e se conectarem com o mercado de trabalho.

Site do curso: Big Data no Agronegócio Unicentro

Coordenadora: Caroline Paula de Almeida

Telefone do departamento: (42) 3629-8344

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais!

Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira também as fotos do evento no Banco de Imagens.

Por Caroline Albertini