Departamento de Pedagogia participa de formação continuada para professores da Educação Infantil de Irati

O Departamento de Pedagogia do Câmpus Irati tem colaborado com as formações continuadas para professores da rede básica de ensino de Irati. Promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, as capacitações buscam aperfeiçoar as habilidades e práticas de ensino dos educadores, como destaca a coordenadora pedagógica da Secretaria, Vanderleia Golinski. “A formação continuada deve ter, por princípio, a articulação entre ensino e prática no processo de formação. Através delas, os profissionais de educação sentem-se integrantes do seu espaço, podendo exercer suas atividades mais confiantes, melhorar sua atuação e fortalecer a relação com todos da equipe no seu ambiente diário”.

A última capacitação concluída foi direcionada a professores da educação infantil. Ministrados pela professora Sandra Regina Pietrobon, os encontros iniciais discutiram as concepções de criança e infância, e de prática pedagógica presentes nas diretrizes curriculares nacionais. “Nós fizemos uma retomada mais teórica para, então, trabalharmos a segunda etapa do curso, que aconteceu subsidiada pela leitura de materiais”, conta a professora.

A segunda parte da formação abordou o conceito de documentação pedagógica que, segundo a docente, se refere à avaliação e ao acompanhamento das crianças através de registros do processo de aprendizagem. Nos encontros, ela também incentivou os professores a refletirem sobre as propostas pedagógicas das escolas em que atuam. “Em um terceiro momento, nós retomamos essa atividade sobre a proposta pedagógica da escola. Fizemos uma discussão em grupo e foram levantadas questões para rever essa proposta e incluir novos elementos, até porque, isso tem que ser feito como um exercício coletivo e uma discussão coletiva de todos os participantes da escola”, explica Sandra.

Formação foi realizada em três etapas (Foto: arquivo pessoal)

Formação contou com três etapas (Foto: arquivo pessoal)Uma das professoras que participou da capacitação é egressa da Unicentro. Maria Eduarda de Almeida Mazur concluiu a graduação em Pedagogia em 2021 e, desde o início deste ano, atua como professora em uma escola municipal de Irati. Ela enfatiza que a formação continuada trouxe aprendizados úteis para a rotina com as crianças. “Nós temos sugestões que as professoras trazem para a gente levar no dia a dia de sala de aula, a gente troca experiências. É muito importante nós estarmos nos atualizando, estudando, buscando coisas novas, a gente precisa estar sempre trazendo coisas diferentes para instigar a curiosidade, para que chame a atenção deles”, comenta.

Além da formação ministrada pela professora Sandra, outras duas capacitações de docentes da Pedagogia do Câmpus Irati estão em andamento – uma na área de Educação Inclusiva e outra sobre Gestão Pedagógica.