Palestra sobre curricularização da extensão encerrou a programação do Eaex 2022

A transformação da universidade com a curricularização da extensão: experiências e perspectivas”. Este foi o tema da palestra de encerramento do XV Encontro Anual de Extensão Universitária da Unicentro, o Eaex. A atividade teve como convidada a professora Sandra de Deus, que é docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na ocasião, a docente defendeu a política de inclusão de ações junto à comunidade na grade de todos os cursos de graduação. “Ao curricularizar, ao inserir a extensão universitária nos currículos dos cursos de graduação, nós estamos democratizando o ensino. Estamos, sobretudo, inovando no ensino. Pessoalmente, entendo que esta é a mais importante revolução no ensino de graduação que se faz a partir da inserção de créditos de extensão nos cursos de graduação”, avalia.

Ao chamar a atenção para a importância da extensão, que sempre foi um dos pilares do tripé de sustentação das universidades – juntamente com o ensino e a pesquisa, a curricularização já tem contribuído para ampliar as ações extensionistas na Unicentro. Segundo a professora Lucélia de Souza, que é pró-reitora de Extensão e Cultura da instituição, o crescimento do número de projetos inscritos para apresentação durante o Eaex é uma demonstração desse interesse. Nesse ano, foram 205 relatos apresentados, um crescimento de quase 50% em relação à 2021, quando foram inscritos 137 trabalhos. “Podemos considerar que o evento cumpriu com as expectativas. Nas apresentações de trabalhos no formato remoto tivemos salas com quase duzentos e cinquenta participantes”, relata Lucélia. A pró-reitora, conclui, então, que o Eaex ajudou a “ampliar as discussões quanto à extensão universitária e a curricularização da extensão na Unicentro”.

Comunidade universitária acompanhou toda a programação do Eaex 2022 (Foto: Coorc)Posicionamento compartilhado com os professores e estudantes da universidade que acompanharam a palestra de encerramento e as demais atividades do Encontro de Extensão 2022. O Lucca Jansen, do curso de Ciência Econômicas, por exemplo, destaca a possibilidade de conhecer as ações de extensão desenvolvidas em toda a universidade. “É um momento bacana, de ter o contato com todos os projetos de extensão”.