Câmpus Cedeteg recebe estudantes de Ensino Médio para atividades do Walking Tour

Câmpus Cedeteg recebe estudantes de Ensino Médio para atividades do Walking Tour

Abrir as portas da Unicentro para que os estudantes da educação básica possam conhecer a universidade e, quem sabe, encontrar a sua vocação. Com esse objetivo, o câmpus Cedeteg recebeu mais de 300 estudantes de quatro colégios de Guarapuava e região para participar da primeira edição do Walking Tour.

Antes de iniciar a visita, os estudantes foram acolhidos no auditório central do câmpus

As turmas foram acolhidas no auditório central com música, vídeos explicativos e interações sobre os cursos e serviços ofertados pela Unicentro. As formas de ingresso e como é a vivência no ensino superior também foram assunto durante a acolhida. Em seguida, divididas em grupos e com diferentes roteiros, as turmas puderam conhecer um pouco do espaço disponível no câmpus Cedeteg, que abriga 19 cursos de graduação e mais de 100 edificações, entre laboratórios, clínicas, salas de aula e espaços de ensino – estruturas distribuídas em 105 hectares de área.

“Eu acho importante vir, principalmente quando estamos na escola, conhecer as áreas. Podemos adquirir vários conhecimentos na escola e ver qual área você quer aqui do Cedeteg, eu achei bem legal”, disse a estudante Adriana de Souza, que está no segundo ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora de Belém. “É muito legal, realmente. Principalmente, com os simuladores, que são muito realistas e eu fiquei bem impressionado”, acrescenta João Pedro Didur Nascimento, colega de Adriana, em visita ao Centro de Simulação Clínica, do curso de Medicina.

Pela primeira vez visitando a Unicentro, Abelardo Costa da Luz, revela que está em dúvida entre dois cursos de graduação – Engenharia de Alimentos e Matemática. Segundo o estudante, que cursa o terceiro ano do ensino técnico no Colégio Estadual Santa Clara, visitar a universidade por meio do projeto é uma oportunidade para quem ainda não tem ideia de qual caminho seguir. “Eu achei bem interessante, porque têm muitos alunos que não têm interesse porque eles não conhecem. É uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem a universidade, para não ficar só no colégio, terminar o colégio e não ter interesse de fazer nenhuma especialização”, disse.

O Walking Tour é uma ação que integra o projeto “A Unicentro na escola e a escola na Unicentro”. O propósito é aproximar a relação entre a universidade e os estudantes de ensino médio, que em breve poderão se tornar acadêmicos. “É um projeto que envolve diversas ações voltadas para fazer a divulgação da importância de se fazer o ensino superior, de estar em uma universidade pública, que está sediada na região, para esses alunos”, explica o pró-reitor de Planejamento da Unicentro, Maurício Atamanczuk. “É uma visitação dirigida que é feita com esses alunos para que conheçam um pouquinho da dimensão do câmpus. Isso é mais um motivador para trazer eles para pensar em ensino superior como um projeto de importância social, e também para eles reconhecerem a importância da universidade”, completa.

O roteiro de visitação incluiu clínicas e laboratórios do câmpus

Na caminhada pelo câmpus, os estudantes puderam conhecer algumas estruturas e os cursos ofertados, além de tirar dúvidas para uma futura escolha. “É essencial que esses alunos venham fazer essa visita porque, às vezes, eles estão na dúvida entre um curso e outro. Aqui, eles têm a possibilidade de verificar todas essas possíveis escolhas. É importante que eles visitem as universidades, que visitem a Unicentro, visitem o câmpus Cedeteg para conhecerem mais a fundo cada curso”, disse o diretor do câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, deixando um convite e as portas abertas para receber toda a comunidade.

Deixe um comentário