Insegurança alimentar é tema de eventos promovidos pelo Departamento de Nutrição

Em alusão ao dia do nutricionista, comemorado em 31 de agosto, o Departamento de Nutrição da Unicentro, realizou a terceira edição do Nutriday. O evento tem como objetivo abordar temáticas importantes da área.

Desta vez, a tônica das discussões foi voltada à insegurança alimentar e nutricional já que, como destaca coordenadora-geral do evento, professora Paula Chuproski Saldan, a situação piorou no Brasil por causa da pandemia de Covid-19. “Os dados da última pesquisa nacional mostram que 58,7% das famílias brasileiras vivem em algum grau de insegurança alimentar e nutricional. Já são mais de 33 milhões de brasileiros em situação de risco. Como essa é uma situação que impacta diretamente no nosso trabalho, achamos pertinente trazer essa temática”, avalia.

Em conjunto com o Nutriday também foi realizado o 5º Encontro de Alimentação e Nutrição, um momento em que os docentes do curso podem expor as pesquisas que desenvolvem em nível de mestrado e doutorado. A tese da professora Luane Amaral, por exemplo, trata sobre a elaboração de um produto alimentício natural rico em fibras que foi aplicado em um modelo pré-clínico de câncer colorretal. Para ela, o encontro é uma oportunidade para discutir temas que, muitas vezes, não são discutidos em sala de aula. “Por mais que a gente tenha disciplinas que englobam todos os temas de nutrição, ainda existem alguns que nós não conseguimos abordar. Então, os eventos são focados nisso, para que os alunos possam conhecer outras experiências”, explica.

Evento reuniu professores e acadêmicos do curso de Nutrição

A integração entre estudantes e professores também é um dos objetivos do evento. A acadêmica Letícia Malherbi Byczkoviski iniciou a graduação no período em que as atividades presenciais estavam suspensas e, agora, está no segundo ano do curso. Até então ainda não havia participado de encontros desse tipo, por isso, aprovou a experiência. “Eu acho que ter esse contato com o professor e com os palestrantes, de uma forma que não seja só na sala de aula, engrandece muito a faculdade”.

Além das reflexões sobre inseguranças e da apresentação das pesquisas, o evento também abriu espaço para um concurso gastronômico com foco na sustentabilidade. “Propusemos para os alunos que eles desenvolvessem uma receita que utilizasse o alimento na integralidade, e aí escolhemos as melhores receitas”, explica a coordenadora da disputa, professora Karolyne Kruger Carvalho Eing.

A professora Paula Saldan ainda destaca que todas as atividades foram pensadas como uma maneira de agregar ainda mais conteúdo acerca da temática do evento. “A gente sabe que a alimentação é um direito. Se estamos vivendo um momento de insegurança, sabemos que isso vai refletir diretamente na saúde das pessoas. Nós, como professores formadores de futuros nutricionistas, precisamos trazer as reflexões para a academia, para sabermos que somos atores desse impulsionamento de políticas públicas que vão falar sobre alimentação e nutrição”, finaliza.