Interdeduf movimenta câmpus Cedeteg da Unicentro

O Departamento de Educação Física da Unicentro, anualmente, realiza o Interdeduf, que são os Jogos Interperíodos do curso. A proposta surgiu em 2010 e, desde então, reúne acadêmicos e professores em competições que abrangem diversos esportes.

Neste ano, a organização das atividades ficou sob a responsabilidade dos acadêmicos do quarto ano do curso, como parte da disciplina de Gestão do Esporte e Lazer. “Esse evento é um grande laboratório para a Educação Física porque têm as modalidades esportivas, os acadêmicos colocam em prática os conhecimentos que aprenderam nas outras disciplinas de esporte coletivo e esporte individual, e também o que aprenderam no processo de gestão de esporte e lazer”, avalia o professor Fábio Ricardo Hilgenberg Gomes, responsável pela disciplina e supervisor na organização do evento.

Esportes tradicionais, como o futebol, estavam entre as modalidades do Interdeduf

As atividades foram realizadas durante três dias, no câmpus Cedeteg. Os esportes escolhidos para competição foram desde os mais tradicionais – como handebol, voleibol, basquete, tênis de mesa e futebol – até os esportes mais novos, como o roundnet, um esporte que lembra o vôlei, mas com um nível maior de dificuldade. Rodrigo Borges Kempf, acadêmico do quarto ano, atuou na organização técnica e na arbitragem do evento. Para ele, além da experiência, o Interdeduf trouxe também desafios. “É a primeira vez, para muitos de nós, que estamos realizando um evento desse porte. Então, está sendo um grande desafio porque tem que correr atrás de ofício, dos secretários, correr atrás de material”, pontua.

Para além da competição, o principal objetivo do Interdeduf foi promover a interação entre os estudantes “É uma confraternização entre os quatro anos. É muito legal isso”, destaca o acadêmico do primeiro ano do curso, Mateus Vieira Santana. “É a oportunidade de vir jogar e de se conhecer. Unir um pouco mais o curso, que já é forte, mas que vai ficar mais fortalecido ainda com essa oportunidade”, acrescenta o professor Fábio.