Departamento de Enfermagem ministra curso para agentes comunitários

Departamento de Enfermagem ministra curso para agentes comunitários

Atender as demandas da sociedade. Esse é um dos papéis das instituições de ensino superior. Na Unicentro, são muitos os exemplos de ações nesse sentido. Um deles foi o curso ministrado pelo Departamento de Enfermagem para agentes comunitários de Guarapuava sobre a dengue. A iniciativa surgiu a partir de um chamado da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava. O curso foi composto por partes teóricas e práticas, demonstrando o que é a doença, como se dá o diagnóstico e tratamento, além de ações de prevenção e enfrentamento da dengue.

Foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, que está em risco de começar a ter casos de dengue aqui no município de Guarapuava. Quando veio esse alerta, a Secretaria de Saúde nos solicitou um curso emergencial. A gente organizou esse curso para os agentes comunitários de saúde e para os agentes de endemias, porque como é um município que, em geral, não é região endêmica, os profissionais de saúde não sabem muito bem como manusear os casos de dengue, como atuar no combate, no controle. É uma solicitação para atualização dos profissionais para conseguir atuar no enfrentamento da dengue no município”, explicou a chefe do Departamento de Enfermagem da Unicentro, a docente Tatiane Baratieri.

Segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná registrou um aumento no número de casos nas últimas semanas e confirmou a condição epidêmica de dengue por conta dos casos prováveis e confirmados, que estavam acima do esperado para o período. Em Guarapuava, um caso foi confirmado e outros quatro estão em investigação. A maior preocupação é a localização geográfica do município, que facilita a circulação viral. “Esse ano, a gente superou o número de notificações de casos suspeitos e confirmados em todo estado do Paraná, tiveram alguns óbitos na região norte e qual é a preocupação com Guarapuava? Guarapuava fica no eixo viário da BR 277, o que viabiliza muito a mobilidade urbana e a questão da circulação viral”, disse a chefe da Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Suzana de Souza.

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti – um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água limpa e parada, em ambientes externos ou externos. Ao todo, 170 agentes receberam orientações para as vistorias. “Nós desenvolvemos um instrumento para que eles façam essa vistoria. Então, eles vão chegar no domicílio e vão preencher esse instrumento. Tem sintoma? Aí faz a vistoria dos locais. Tem pneu? Tem caixa d’água aberta? Tem calha? Isso vai ser colocado pela Secretaria de saúde no tablet dos agentes comunitários e eles vão fazer a vistoria com base no instrumento que nós desenvolvemos. A gente desenvolveu não só o curso, mas a gente desenvolveu um e-book e este instrumento de vistoria para os profissionais”, disse Tatiane.

Atividades foram divididas em etapas (Foto: Coorc)

Para a chefe da Vigilância Ambiental em Saúde, a parceria com a Unicentro é importante para promover a troca de saberes e integrar os conteúdos teóricos e práticos na rotina de trabalho. “A ideia da capacitação foi justamente promover a aproximação da Unicentro com a vigilância epidemiológica, promover essa troca de saberes entre os docentes e os agentes comunitários e integrar esses conteúdos teórico e prático. Porque os professores trouxeram esse conteúdo teórico, essa referência que eles vão poder utilizar no seu dia a dia, no controle do vetor. É importante saber o ciclo de vida, como é a proliferação do vetor e, infelizmente, no município a gente já tem a circulação viral”, afirmou Suzana.

Para a chefe do Departamento de Enfermagem, essa é uma troca muito bem vinda. “Ao mesmo tempo em que a gente utiliza os serviços para campo de estágio, os serviços também têm esse retorno da universidade quando eles necessitam de alguma atualização, de parcerias conjuntas para desenvolvimento de ações. É uma troca, integração mesmo, ensino, serviço e comunidade, que a gente consegue fazer por meio dessas parcerias”, complementou Tatiane Baratieri.

Para acessar o e-book interativo produzido pelo Departamento de Enfermagem da Unicentro, clique aqui.

Deixe um comentário