Unicentro participa do 67. Fórum Nacional de Reitores da Abruem

Unicentro participa do 67. Fórum Nacional de Reitores da Abruem

A Abruem, que é a Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, realizou, no último fim de semana, seu 67. Fórum de Reitores. O evento foi organizado pela Uneal, que é a Universidade Estadual de Alagoas, e reuniu gestores das 47 instituições de ensino superior afiliadas a Abruem para debater o tema central desse encontro: “Novos desafios, caminhos trilhados e heranças: que aprendizagens a pandemia ensina às nossas universidades”.

“Considerando os dois últimos anos que nós passamos com a pandemia, esse foi o tema principal: como as universidades atuaram durante a pandemia e quais foram os ensinamentos a partir desse período – como aconteceram as atividades remotas; quais foram as aprendizagens que as universidades tiveram a partir desse período”, conjectura o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. “Por exemplo: a assistência estudantil foi uma das pautas que mais renderam discussão entre os nossos reitores e reitoras porque, durante a pandemia, nós vimos que nossos estudantes não tinham equipamentos tecnológicos tampouco acesso à internet. Esse é um tema que vamos continuar tratando nas universidades e tentar investir ainda mais. Também, sobre ações que podemos desenvolver de forma remota. Por exemplo, vimos que em determinadas bancas conseguimos ter mais especialistas, pessoas com mais gabarito para avaliar um trabalho, de forma remota. Às vezes um pesquisador de ponta, um pesquisador de outro país que possa trabalhar na avaliação de um determinado trabalho e que, de forma remota, conseguimos essa avaliação muito mais fácil do que se fosse presencial”. 

A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes, que falou sobre os “Caminhos e descaminhos na política de fomento à ciência e tecnologia no país”. Outros convidados do Fórum foram Danielo Dupas Ribeiro e Carlos Eduardo Moreno Sampaio, respectivamente, presidente e diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

A programação contou ainda com as mesas-redondas que apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelas Câmaras Técnicas. A de Graduação abordou a formação de professores em face da pandemia e da Resolução n. 02, do Conselho Nacional de Educação. “A resolução 02/2019 é uma resolução bastante polêmica. Todas as universidades estão, realmente, no mesmo barco. Todas estão em uma situação bastante complicada e nenhuma tem segurança de que linha tomar”, completa Fábio.

O reitor Fábio Hernandes participou do 67. Fórum de Reitores da Abruem

A Câmara Técnica de Extensão tratou dos processos de inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação das instituições de ensino superior estaduais e municipais. Já a crise pelo baixo investimento em ciência e as alternativas institucionais encontradas pelas universidades afiliadas foi abordada na mesa da Câmara Técnica de Pesquisa e Pós-Graduação. A CT de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais lembrou da importância da institucionalização das EaD pelas universidades públicas. A apresentação da Câmara Técnica de Gestão, Governança e Legislação procurou compartilhar as experiências das universidades voltadas para o fortalecimento da autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira. Já a mobilidade low-touch foi o ponto central da mesa organizada pela Câmara de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica.

Além do reitor Fábio Hernandes, a Unicentro também esteve representada no Fórum de Reitores da Abruem pela sua pró-reitora de Ensino, professora Karina Beckmann.

Deixe um comentário