Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática inaugura miniauditório

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática inaugura miniauditório

O PPGEN, que é o Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática da Unicentro, deu início a mais um ano de atividades. Além de uma aula inaugural, que contou com palestras ministradas pelos professores Dionísio Burak, da própria Unicentro, e Bettina Heerdt, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o evento promoveu o lançamento de materiais educativos, resultados de trabalhos desenvolvidos pelos alunos matriculados no programa.

O PPGEN, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, tem uma contribuição muito decisiva para Guarapuava e região, porque ele faz processos formativos para professores das áreas de Biologia, Química, Física e Matemática. Então, nós temos alunos de toda a região e que vão se fundamentar, vão se qualificar para contribuir de maneira mais decisiva no seu contexto de trabalho. Lembrando que o nosso programa é um mestrado profissional, ele se diferencia do acadêmico, ele é voltado para aquele que já é um profissional e que, portanto, a sua pesquisa e a elaboração do produto vai ter uma interferência direta no seu ambiente de trabalho”, destaca a coordenadora do PPGEN, professora Adriana Massae Kataoka, sobre a importância do programa para a formação e aperfeiçoamento de professores, principalmente da educação básica. 

O diretor do campus Cedeteg e também docente do programa, Ricardo Miyahara, coloca em evidência o caráter inovador do PPGEN ao ressaltar os reflexos positivos das pesquisas do mestrado dentro das instituições de ensino básico.“A gente tem uma estimativa de que mais de 90% dos professores da educação básica da região de Guarapuava passaram pela universidade, pela Unicentro. Então essa é a importância. O avanço das melhorias que nós fazemos aqui no campus, no programa, reflete diretamente a educação básica. Para a gente, é muito importante que esse programa esteja a todo vapor”. 

Aula inaugural reuniu professores e estudantes do mestrado (Foto: Coorc)

Para o palestrante Dionísio Burak, tanto a aula inaugural quanto o PPGEN evidenciam a necessidade de uma formação que promova, constantemente, uma grande reflexão sobre o  ensino.   “É trazer para eles algumas coisas sobre educação, sobre tal realidade, sobre a necessidade de nós, que trabalhamos numa formação de professores, é tentar melhorá-los no sentido de que eles possam fazer mais, possam refletir melhor sobre o que fazem”, defende. 

Visão compartilhada pelo mestrando Evandro Pacheco dos Santos, que acompanhou a palestra. Para ele, é a oportunidade de refletir sobre o papel do professor na sociedade é imprescindível. “E nós? Qual será nosso papel na nossa sociedade depois que a gente terminar tudo isso, quais são as contribuições que nós daremos então?”. 

Além das atividades acadêmicas, o evento contou com a inauguração de um novo miniauditório, nas dependências do Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Experimentação em Ciências. É nesse espaço que passam a ocorrer as atividades do PPGEN. A sala recebeu o nome do professor Sandro Aparecido dos Santos, um dos idealizadores do programa e que faleceu em 2021, em decorrência da Covid-19. Para a jornalista Simone Santos, irmã do docente, que esteve presente na cerimônia, a homenagem demonstra a importância de toda a trajetória de Sandro. “Para a gente, representa muito. Porque, na realidade, a gente via dedicação dele desde a época da faculdade, quando ele estudava, quando ele fez a pós, o mestrado e o doutorado, e a gente via a dedicação dele quanto aos alunos, a instituição. Então, a gente está muito feliz com essa homenagem”, finaliza.

Deixe um comentário