Indústria 4.0 é tema de live promovida pelo Departamento de Ciências Econômicas

A indústria 4.0 é um fenômeno que vem mudando, em grande escala, as etapas de produção e os modelos de negócios, por meio do uso de máquinas e computadores. As discussões sobre o assunto, em que a inovação e a eficiência são palavras-chave, nortearam uma live promovida pelo departamento de Ciências Econômicas da Unicentro. A atividade faz parte da programação da 19. Semana de Estudos de Ciências Econômicas.

Para a professora Josélia Teixeira, que mediou o evento, o encontro foi uma oportunidade de discutir a hiperconexão entre máquinas, produtos e pessoas. Ela salientou, ainda, a importância da compreensão do tema pelos futuros profissionais que estão se inserindo no mercado. “A revolução digital e a incorporação de novas tecnologias para a produção está transformando o mundo e a pandemia deixou muito evidente a necessidade das pessoas tomarem consciência desse processo, que as grandes empresas já estão incorporando”.

Uma das participantes da mesa, a professora Ana Lehmann, da Universidade do Porto, destacou, durante sua fala, os aspectos que se tornam cada vez mais relevantes na transformação do mercado. “Estamos fundamentalmente a falar da conectividade, no fundo, de todas as partes das empresas, com uma integração de todo um conjunto de sistemas ciberfísicos. Portanto, a união entre o virtual e o real, entre os recursos humanos e as máquinas, tornando os processos mais eficientes”, esclareceu.

Outro participante, o professor Paulo Bastos Tigre, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reiterou que acompanhar essa mudança na estrutura da indústria e dos modelos de negócios é importante para os estudantes. “A pandemia está acelerando esse processo. As tecnologias da informação, há muito tempo, deixaram de ser uma ocupação especializada para se tornar ferramentas incorporadoras de uma ampla gama de novos modelos, com grandes impactos nas ocupações. Para os futuros profissionais de economia, administração e outras disciplinas, é necessário as tecnologias da informação não apenas por necessitar de novos conhecimentos e ferramentas de trabalho, mas também para compreender os grandes impactos sobre a organização das empresas e a estruturação dos mercados das indústrias”, frisou o convidado.

Para o estudante do primeiro ano de Ciências Econômicas da Unicentro, Alan Nathã Rodrigues, o evento se mostrou positivo ao destacar assuntos que irão interferir, diretamente, na sua inserção no mercado de trabalho. “Contribuiu para ter mais conhecimento sobre alguns temas relevantes da atualidade”.