Painel “Contribuições da Ciência para os ODS/ONU” tem participação de professor da Unicentro

Painel “Contribuições da Ciência para os ODS/ONU” tem participação de professor da Unicentro

Disseminar o conhecimento científico produzido no Estado através da discussão sobre ciência e inovação. Esse é o objetivo do Paraná Faz Ciência, evento idealizado pela Seti, que é Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai até esse dia oito. Um dos painéis realizados teve como tema “Contribuições da Ciência para os ODS/ONU” e entre os convidados estava o professor do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, Marcio Fernandes.

Durante a conversa, o docente evidenciou as ações que a universidade vem praticando em consonância os ODSs, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, preconizados pela ONU, a Organização das Nações Unidas. “Assim como as demais universidades, a Unicentro atua, no que se refere às ODS, no micro, mas também no macro nestes 17 objetivos”, explica.

Em sua participação, o professor Marcio Fernandes apresentou o Painel Unicentro – uma ferramenta que apresenta a dimensão extensionista da universidade, destacando principalmente as ações de atenção à comunidade e evidenciando os mais de 700 projetos de extensão vigentes na Unicentro, que contemplam um ou mais ODSs. “Os projetos, hoje, que são institucionalizados têm marcações pelos seus respectivos líderes, indicando quais ODS são contemplados. E quando a gente começa a fazer uma varredura desse material, os números são muito positivos, muito interessantes. Por exemplo, hoje das ações extensionistas que estão em vigor, 105 delas têm diretamente o meio ambiente como eixo preponderante”.  

Outro aspecto elencado pelo docente do Departamento de Comunicação Social foi o papel essencial da universidade na construção do tecido coletivo no local onde cada uma  das instituições atua, salientando o papel da comunicação na divulgação, na prática e no estímulo dos ODS. “Com o passar do tempo, e a gente vê muito presente nisso hoje, a universidade se entranhou no entorno de onde ela se instalou. No caso da Unicentro, que é multicampi, ela extrapola essa questão do ensino  e vai para, em conjunto com outros atores da sociedade, buscar soluções, ou propor ou apoiar soluções, e aí aparece esse termo de desenvolvimento regional. Esse trabalho no que se refere às ODS, sobre como eles podem e devem ser observados é um trabalho diário”, diz. 

Além disso, o professor destacou as ações adotadas pela Unicentro nas comemorações pelos seus 31 anos, adotando o tema “Mundo sustentável. Saúde de todos”. Ação que, ao longo desse ano, tem procurado incentivar e promover práticas que reforcem a busca pela melhor qualidade de vida de toda a comunidade.

Deixe um comentário