Governo do estado lança programa de residência em inovação

Contribuir para o desempenho e a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população paranaense, com foco na capacitação e formação de profissionais para atuar no setor público. Esse é o objetivo do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, lançado pelo Governo do Estado na última quarta-feira, 6. Denominada Restec Integre, a iniciativa é desenvolvida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e contempla um Curso de Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, que será ofertado na modalidade de ensino a distância pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Para gerar inovação é preciso criar um sistema para isso, envolvendo nossas universidades, o Governo do Estado e iniciativa privada. Os estudantes terão acesso a um curso com professores das principais universidades do mundo e profissionais de grandes empresas. Estamos contribuindo com a formação de pessoas que participarão ativamente do processo de inovação do Paraná”, ressalta o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, destacou os benefícios que o programa trará. “Precisamos de convergência para gerar inovação e o Restec nos enche de orgulho, promovendo uma importante troca de experiências com diferentes atores importantes nesse processo”, afirma.

A Restec Integre abrange categorias profissionais de várias áreas do conhecimento: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biblioteconomia; Comunicação; Contabilidade; Design; Direito; Economia; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia da Produção; Engenharia Florestal; Estatística; Gestão Pública; Secretariado; e Tecnologia da Informação. Ao todo, serão selecionados 92 residentes técnicos, graduados nessas áreas profissionais, nos últimos três anos. Os candidatos aprovados serão lotados em órgãos do Governo do Estado, localizados em Curitiba e em sete cidades do Interior. Considerado um programa inovador, a Residência Técnica do Governo do Estado auxilia no aperfeiçoamento prático e teórico desses profissionais recém-formados, com impacto direto na qualificação do setor público, refletindo em melhoria nos serviços ofertados à população.

Os professores Marcio Fernandes, coordenador da Restec Integre, e Fábio Hernandes, reitor da Unicentro, durante a cerimônia de lançamento

Nos próximos meses teremos um amplo processo de aprendizado envolvendo alunos e professores que são referência em suas áreas, que vai beneficiar muitos municípios no Estado do Paraná”, afirma o coordenador do Programa de Residência Técnica em Inovação, Márcio Fernandes.

Todos os candidatos devem ter concluído o curso de graduação nas respectivas áreas de interesse, conforme especificadas no edital, no período de novembro de 2019 a outubro de 2021. Os classificados serão matriculados no Curso de Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, ofertado pela Unicentro. A carga horária para as atividades práticas dos bolsistas residentes nas instituições vinculadas ao Governo do Estado será de 30 horas semanais, compreendendo o período de segunda a sexta-feira. Já a carga teórica do curso de especialização será, majoritariamente, em ambiente digital. Além da gratuidade no curso de pós-graduação, os residentes técnicos receberão bolsa-auxílio mensal, no valor de R$ 1.900,00, e auxílio-transporte pelo período de 24 meses. O início das atividades está previsto para o mês de novembro.

As inscrições para a Restec Integre pode ser realizadas até o dia 12 de outubro. Os inscrição farão uma prova objetiva em 17 de outubro de 2021 e o resultado final vai ser divulgado em 26 de outubro de 2021.