Reta final de ações extensionistas de combate à pandemia de coronavírus

A Unicentro trabalhou em diversas vertentes para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19. Na linha de frente desse combate estiveram profissionais da área da saúde vinculados ao Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus, criado pela Seti (Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) que, na Universidade Estadual do Centro-Oeste, contou com dois núcleos – um em Guarapuava e outro em Irati.

Em Guarapuava, coordenados pela professora Alexandra Bittencourt Madureira, bolsistas médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos prestaram serviços nos 12 municípios vinculadas à 5ª Regional de Saúde. “Todos esses profissionais – tanto em Guarapuava, quanto nos demais municípios da Regional – desenvolveram ações referentes à sua profissão voltadas para o atendimento direto a situação da pandemia, como o atendimento direto a pacientes, a monitoramentos de pessoas com o resultado positivo para Covid, trabalharam também no atendimento de urgências, alguns trabalharam, aqui em Guarapuava, no call center do município. Todas essas atividades voltadas a tentar minimizar a situação da pandemia”, contextualiza a coordenadora.

Atividades de enfrentamento à pandemia tiveram início ainda no mês de marçoAlém dos profissionais envolvidos, o combate à Covid-19, em Guarapuava, também contou com a participação de alunos de Enfermagem, Nutrição e Farmácia da Unicentro e com a vice-coordenação da professora Maria Regiane Trincaus. Esse grupo trabalhou em capacitações, levando informações sobre os protocolos sanitários de prevenção à funcionários de empresas e órgãos públicos de Guarapuava. A equipe teve também um importante papel no call center, fazendo o acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e atualizando os dados junto das Unidades Básicas de Saúde.