Docente da Unicentro participa do 3º Congresso Internacional “Nós Propomos!” na Espanha

Entre os dias 17 e 20 de abril, a docente Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, do Departamento de Geografia da Unicentro, teve a oportunidade de representar a instituição em um importante evento global, o 3º Congresso Internacional ¡Nosotros Proponemos!, na Espanha. Sediado na Universidade de Castilla – La Mancha, em Ciudad Real, o evento reuniu pessoas de diferentes países que realizam o projeto e a metodologia de ensino do “Nós Propomos!”, para troca de experiências e informações.

Como coordenadora do projeto em Guarapuava, Marquiana compartilhou as experiências e perspectivas locais através do livro “Formação de professores de Geografia no projeto Nós Propomos! Guarapuava”. “A minha participação foi na apresentação do trabalho da experiência que é desenvolvida aqui na Unicentro, em Guarapuava, e também esteve relacionada à divulgação do livro que foi a produção científica a partir dos resultados do projeto, integrando nós pesquisadores, mas também os professores da educação básica, os alunos da graduação e da pós-graduação, inclusive alunos das escolas”, conta a docente.

Representando a cidade de Guarapuava, além da professora Marquiana, também estava presente o professor Emerson de Souza Gomes, do Colégio Estadual Padre Chagas, uma das escolas parceiras do projeto desenvolvido pela Unicentro. Entre as metas, segundo Marquiana, estava trazer contribuições significativas para o debate educacional e de pesquisa em âmbito internacional. “O impacto da nossa participação para o futuro do projeto é justamente fazer as articulações com outros países, conhecer o que eles têm feito e, com isso, abrir caminhos para a troca e parcerias entre a Unicentro e a Universidade de Castilla – La Mancha, a Universidade de Lisboa, mas também em outros países, como o México e o Peru, na África com Moçambique e na Ásia, em Laos. E também fortalecer as ações dentro do Brasil, com outras universidades que desenvolvem o projeto, fazendo não só a troca de experiências do ponto de vista científico, mas também da formação de professores e da contribuição na formação da cidadania de jovens do ensino básico”, disse.

Nós Propomos!

“O projeto consiste que os jovens observem a cidade, identifiquem problemas, estudem esses problemas, analisem o plano diretor e as políticas públicas relacionadas – por exemplo, áreas verdes, áreas de inundação, qualidade dos equipamentos urbanos, mobilidade urbana – vários temas ligados à cidade. Depois que eles estudam e verificam como as políticas públicas têm atuado nessas áreas, eles pesquisam qual é a percepção da população sobre a cidade e elaboram uma proposta de solução. Então, a grande questão do projeto é que o jovem no final elabora uma proposta de solução para os problemas”, explica Marquiana.

Em 2023, o projeto Nós Propomos atuou em três colégios estaduais de Guarapuava: Antônio Tupi Pinheiro, Ana Vanda Bassara e Padre Chagas. “Nós envolvemos em torno de 250 jovens do ensino fundamental e médio, esses jovens apresentaram 40 propostas de soluções a problemas que a cidade de Guarapuava tem, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente em três eixos: Cidades e Comunidades Sustentáveis; Qualidade na Educação; e Mudanças Climáticas”, conta a coordenadora.

O projeto é financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro, e integra os departamentos de Geografia, Biologia e Comunicação Social da universidade. “Ele envolve acadêmicos de graduação e pós-graduação, com pesquisas de doutorado e de mestrado, e também alunos de graduação do estágio supervisionado, então os alunos realizam o estágio desenvolvendo essa metodologia nas escolas”, declara Marquiana.

Por Giovani Ciquelero