Equoterapia é tema de série produzida pelo Departamento de Fisioterapia

Desde que a pandemia começou e as atividades presenciais foram suspensas, muitos professores têm usado as videoaulas como ferramenta para continuar compartilhando conhecimentos e conteúdos com os estudantes. Um exemplo disso é o canal Neuroconexão lançado no mês de abril pela professora Josiane Lopes, do Departamento de Fisioterapia. “A proposta do canal é ir um pouquinho além, convidar o espectador para uma reflexão. É um canal que aborda assuntos nas temáticas de educação, neurologia e fisioterapia neurofuncional”, explica.

Neste mês de agosto, a novidade do canal é a série Rédeas Terapêuticas, que tem como foco a equoterapia. A série é uma adaptação de um projeto de extensão voltado aos acadêmicos de Fisioterapia. De acordo com a professora, que está na supervisão do estágio em Equoterapia, voltado aos alunos do último ano do curso de Fisioterapia da Unicentro, ela e outras duas docentes desenvolveram o projeto Rédeas Terapêuticas para que os alunos das séries iniciais possam ter um pouco mais de contato com a área antes de ingressarem no estágio.

Materiais ficam disponíveis no canal NeuroConexão no YouTube (Foto: arquivo pessoal)

A proposta do projeto é ensinar para o aluno, orientá-lo sobre como deve manusear o cavalo, desde os cuidados básicos relacionados ao bem-estar equino até a gestão de toda a infraestrutura, do que é necessário para deixar o cavalo pronto e o setor pronto de equoterapia para o funcionamento do estágio. Então, nesse projeto participam alunos da primeira até a quarta série do curso, uma vez que não há a disciplina de equoterapia, para o aluno chegar um pouco melhor preparado para o estágio”, detalha Josiane.

Com a pandemia, a professora passou a compartilhar toda a parte teórica do projeto por meio da série, que está estruturada em 16 videoaulas. “Nós vamos trazer várias videoaulas falando desde a definição de equoterapia, indicações, contraindicações, manuseio do cavalo. Vamos contar como é a atuação do fisioterapeuta na equoterapia, do psicólogo, do terapeuta ocupacional, do educador físico, do pedagogo. Então, como é o trabalho em equipe, porque a equoterapia é um trabalho em equipe. Qual é a estrutura mínima para ter um centro de equoterapia, como é o estágio em equoterapia”.

De acordo com a professora, as videoaulas serão postadas aos sábados, às 10h. Ela destaca que todo o conteúdo ainda ficará disponível para ser acessado por outros profissionais e também por praticantes da equoterapia. Sobre a adaptação na forma de compartilhar conteúdos, a professora ressalta que esse período de distanciamento exige que sejam criadas estratégias como a produção das videoaulas. “A pandemia tem nos ensinado muito a esse respeito e eu espero que esses conhecimentos fiquem para essas novas estratégias, para a gente unir o que nós tínhamos de melhor no presencial com esse novo sistema. Eu acho que vai ser muito importante e vai melhorar a qualidade da formação e da educação em vários aspectos”, finaliza Josiane.