Universidade Aberta para a Terceira Idade do campus Irati retoma atividades

A Unicentro está sempre aberta a receber e atender toda a comunidade. Os idosos, por exemplo, podem estreitar as relações com a instituição participando das atividades da Uati, que é Universidade Aberta para a Terceira Idade do campus Irati. Esse é um projeto de extensão que, antes da pandemia de coronavírus, promovia encontros duas vezes por semana. Agora, com a suspensão de atividades presenciais, como medida de segurança sanitária adotada pela Unicentro, a equipe da Uati achou um jeito de continuar oferecendo as aulas. “Essa iniciativa vem aproximar as uatianas e diminuir a distância que o isolamento trouxe para esse grupo de risco para a covid-19. Para algumas dessas participantes, essas atividades remotas vem a suavizar o sofrimento que esta pandemia as têm acometido, já que muitas não têm a companhia sequer de seus familiares”, avalia o coordenador da Uati, Paulo Tomalchelski.

Os encontros continuam nos mesmos dias – nas tardes das terças e quintas-feiras. A diferença é que agora a sala de aula não é física, mas virtual, organizada com o auxílio da plataforma Google Meet. Nas terças, a programação envolve atividades físicas e ludicidade na terceira idade em tempos de pandemia. Nas quintas, tem outra sessão de atividades físicas e uma aula de poesia. O responsável por essa última atividade é o professor Edson Santos Silva, do Departamento de Letras. “Sou um dos ministradores da oficina e tenho trabalhado com as senhoras declamação de poesia. Tem sido muito interessante. O momento atual pede essa conexão com os meios de comunicação e é muito bonito ver a alegria das senhoras quando conseguem entrar no Google Meet, quando conseguem ligar a câmera, quando conseguem ligar o microfone, e aquele sorriso lindo nos lábios quando elas falam via tecnologia, quando elas se deparam na tela com o rosto dos colegas e dos professores”, conta o docente.

A participação pelo Google Meet já é um aprendizado para as unatianas (Foto: arquivo pessoal)

A adoção do formato remoto para o desenvolvimento de atividades da Uati tem sido proveitoso para as participantes do projeto, que podem manter o contato com os amigos e aprender coisas novas com os professores da Unicentro, como destaca a uatiana Maria de Lourdes Mores, de 67 anos. “A respeito das aulas virtuais da Uati, na minha opinião, elas são bem legais, porque nós podemos interagir com os professores Bruna, Scheila e Edson, e também com os colegas que se interessaram em participar dessa tecnologia. Já que essa tecnologia existe, não tem razão para a gente não participar e ficar cada vez mais se atualizando no meio tecnológico, sendo também uma forma de aprender algo, porque cada dia que a gente vive, a gente está aprendendo”.

Podem participar das atividades Uati qualquer pessoa com mais de 55 anos. As inscrições podem ser feitas com a secretaria da Universidade Aberta para a Terceira Idade, através dos telefones 9-9994-2815 e 9-9907-7930; ou pelo e-mail uatiunicentroirati@gmail.com.