Cedoc de Irati recebe seladora para o processo de armazenamento de fotografias

O Cedoc, que é Centro de Documentação e Memória, é um setor da Unicentro que faz o tratamento arquivístico de documentos reconhecidos pelo seu valor histórico, científico e cultural para a região onde a universidade está inserida. Esta semana, o Cedoc de Irati recebeu a doação de uma seladora de poliéster, um equipamento importante para garantir a conservação adequada de fotografias.

Essa seladora”, explica a arquivista do setor na universidade, Márcia Doré, “é específica para um tipo de material, que é o poliéster. Esse poliéster preserva a fotografia do contato. A mão tem suor, tem digital. Então, a fotografia, não é bom que você entregue para o pesquisador e ele ponha a mão ali, nem a gente que manuseia para tirar de algum lugar. Esse equipamento vai ajudar a preservar o acervo da Prefeitura, que a gente tem aqui em termo de comodato – tem um acervo grande de fotografias da Casa da Cultura que veio para cá, que foi reunido pelo Museu Municipal, que funciona na Casa da Cultura”.

Entrega de equipamento faz parte de convênio entre Unicentro e Prefeitura de Irati

Segundo a arquivista da Unicentro, esse acervo tem cerca de mil fotografias, datadas desde a década de 1910, que estavam aguardando o processo de acondicionamento. Ou seja, precisavam ser embaladas individualmente para poderem ser finalmente arquivadas. Esse material foi transferido temporariamente para a Unicentro desde que a Casa da Cultura de Irati entrou em obras, em 2016. Desde então, o Cedoc Irati tem trabalhado na restauração e conservação de documentos de texto avulsos e encadernados e também de algumas plantas de engenharia, que compõem o acervo municipal.

Agora, com a seladora e o material de poliéster, as fotografias do município poderão ser devidamente organizadas pelo Centro de Documentação e Memória da Unicentro. “O Cedoc dá a mão de obra, faz todo o trabalho de higienização e de conservação de todos os documentos, e a Prefeitura auxilia no que pode – com material, com essa máquina que veio, essa seladora, que foi importante, já era uma reivindicação de muito tempo da Márcia”, pontua o servidor público Júlio Dias, vinculado à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati.

Durante a entrega da seladora de poliéster, a equipe do Centro de Documentação e Memória da Unicentro sugeriu que o comodato do acervo municipal na universidade fosse renovado com a condição da criação de um Arquivo Municipal oficial no município. A proposta foi aceita pelo prefeito Jorge Derbli, que adiantou alguns dos projetos que tem sido planejados pela Prefeitura de Irati neste sentido.

Nós já estamos mandando para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para que seja aprovado e se crie oficialmente esse Arquivo Municipal. Nós já estamos pensando em um espaço, aonde é hoje a Estação Ferroviária de Irati, na rua Conselheiro Zacarias, que pertence à União. É um espaço que, com certeza, vai abrigar muito desse arquivo municipal, onde todo esse material que está sendo feito, elaborado e restaurado, a gente vai levar para lá e vai ter esse Arquivo Público Municipal, onde as crianças, as pessoas mais jovens e até os mais antigos venham ver como foi feita a história do município”, detalha o prefeito.

A arquivista Márcia demonstra como o equipamento funciona

Para a diretora do campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, as parcerias firmadas pela Unicentro colaboram para que a universidade fortaleça ainda mais as suas relações extensionistas e trabalhe cada vez mais alinhada com as demandas da comunidade. “Considero sim que a Unicentro seria, nesse caso, uma incentivadora para o poder público, para os munícipes, fazendo esse apelo para que a cidade de Irati conserve toda a sua história. A universidade tem esse importante papel de extensão, de chegar até a comunidade de forma geral. Então, a partir desse tipo de convênio e trabalho realizado, nós conseguimos chegar mais próximos da comunidade”, afirma.

E o ganho dessa parceria entre a Unicentro e a administração municipal ainda vai além. Com a seladora de poliéster instalada no Cedoc de Irati, a universidade poderá oferecer o serviço de acondicionamento de fotografias também a outros órgãos e instituições da região. “Agora que a seladora está aqui, a gente pode oferecer esse serviço para outros municípios, outras instituições que tenham acervo. O ideal é que a gente faça essa conservação, essa preservação para outros acervos, para outros municípios, para que não precisem comprar a máquina, já que a gente pode oferecer o serviço”, salienta a arquivista Márcia Doré.

Durante o período de suspensão de atividades presenciais da Unicentro, o Centro de Documentação e Memória do Campus Irati, que é chefiado pelo professor Hélio Sochodolak, está atendendo as demandas arquivísticas a partir de agendamentos, que podem ser feitos através do e-mail cedoc_irati@gmail.com.