Estudantes da Unicentro participam de programa jornalístico na web produzido pela PUC-RS

Duas estudantes do curso de Jornalismo da Unicentro – Mayara Mayer e Rayssa Braga – vão participar nessa terça a noite do Sem Estúdio – um programa de entrevistas transmitido pela web, que tem produção e realização do Editorial J, o Laboratório de Jornalismo Convergente da Famecos/PUC (Pontifícia Universidade Católica), do Rio Grande do Sul. O Sem Estúdio funciona nos moldes do Roda Vida, da TV Cultura, em que um convidado é entrevistado por uma série de jornalistas, no caso, um grupo de estudantes de Jornalismo. No total, são 10 entrevistadores, seis integrantes do Editorial J, outros dois estudantes do próprio curso de Jornalismo da PUC-RS e dois alunos de outra instituição de ensino superior. Nesse semana, os entrevistadores convidados são da Unicentro.

“O convite para a Unicentro aconteceu do acompanhamento que a gente faz. A gente faz parte do mesmo grupo de pesquisa em televisão, eu e outros professores aqui da Famecos, e a gente acompanha através dos congressos, de apresentações de trabalhos e exposição da professora Ariane aquilo que é produzido, e as pesquisas que vem sendo desenvolvidas aí. Essa proximidade permitiu que a gente fizesse esse convite para a universidade”, conta o coordenador do Laboratório, professor Fábio Canatta. Antes da Unicentro, as instituições convidas foram as universidades federais de Santa Catarina e de Juiz de Fora, em Minas Gerais – a UFSC e a UFJF.

“Essa é a terceira edição que a gente tem convidados de outras universidades. Por que outras universidades? Porque a gente tem alcançado uma visibilidade muito legal com o programa de entrevistas – em média, 2 mil pessoas alcançadas pela live do facebook. A gente acredita que esse número, essa visibilidade é muito legal para o trabalho dos nossos alunos e que a gente alcançaria uma visibilidade ainda maior, que valorizaria mais o trabalho dos nossos alunos e daqueles que se juntassem ao grupo, se a gente unisse esforços, se convidasse outros parceiros para fazer parte do programa, aproximando uma audiência diferente, as pessoas que fazem parte da rede desses alunos e dos professores que vão passar a acompanhar o programa. Então, é essa a ideia de rede, da gente tentar se espalhar um pouco para outros lado, já que vários dos nossos entrevistados têm uma perspectiva nacional”, detalha Fábio.

Os primeiros convidados foram os jornalistas Marcelo Canellas, da TV Globo, e Andressa Collet, da Rádio Vaticano. Hoje, a entrevistada é Luiza Bodenmuller, que é gerente estratégica do Aos Fatos, portal de checagem jornalística. Entre os 10 entrevistadores estarão Mayara Mayer e Rayssa Braga, estudantes, respectivamente, do quarto e do terceiro ano do curso de Jornalismo da Unicentro. As alunas, desde ontem, estão participando de reuniões de pauta com a equipe de estudantes do Editorial J e com o professor Fábio. “Cada aluno, cada estudante, cada acadêmico vai fazer de três a quatro perguntas, respeitando uma hora. Cada um faz as suas pesquisas, e a gente vai questionar ela em uma hora, sempre com a supervisão, claro, de professores fazendo essa supervisão de alunos”, conta Rayssa. As temáticas são variadas, porém, o tema central do primeiro bloco é a pandemia de covid-19 e o trabalho de checagem realizado pela equipe do Aos Fatos.

Para Rayssa, o convite é a tradução de uma oportunidade única, que ela não poderia desperdiçar. “O convite surgiu por meio da professora Ariane, que entrou em contato comigo, me oferecendo essa vaga para participar dessa espécie de Roda Vida online. Na verdade, o coordenador desse Laboratório de Jornalismo lá da PUC Rio Grande do Sul entrou em contato com ela e ela me indicou. Essa oportunidade para mim é única, porque não é sempre que a gente tem a oportunidade de estar falando com jornalistas formados, de estar também tomando a frente na questão do jornalismo, da gente colocar nossa cara a tapa, fazer os questionamentos necessários, como jornalistas e não como estudantes de jornalismo, como acadêmicos de jornalismo. Ter o horizonte ampliado é muito importante”, afirma.

O contato com profissionais, professores e estudantes de outras universidades também é ressaltado por Mayara, na medida em que ele possibilita a formação de redes. “Vai ser bem interessante ter esse contato com outros profissionais e também com uma entrevista coletiva, uma pessoa que já está no mercado de trabalho do Jornalismo. Então, é muito importante para a formação, vai fazer com que eu aprenda muito mais e esteja preparada para o mercado”.

O Sem Estúdio pode ser conferido nessa terça, a partir das 21h. A transmissão, ao vivo, é pelo Facebook do Estúdio J.