Unicentro entrega materiais de combate ao covid-19 para o município de Laranjeiras do Sul

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, acompanhado do diretor do campus avançado de Laranjeiras do Sul e do diretor da Central de Relacionamentos da Unicentro, respectivamente, professores Sandro Santos e Marcio Fernandes, visitou na tarde dessa terça-feira, 26, a Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul. A agenda faz parte de uma série de compromissos da administração central da universidade junto aos prefeitos, visando apoiá-los no enfrentamento ao coronavírus. “A Unicentro tem se empenhado muito ao longo dos últimos meses no combate ao covid-19. Então, trouxemos aqui algumas máscaras confeccionadas pelo nosso grupo da Unati, a Universidade Aberta a Terceira Idade, e também esse álcool 70%”, conta o reitor Fábio.

A Unicentro repassou ao prefeito Berto Silva 50 frascos de álcool-gel, outros 30 de álcool 70% glicerinado e 50 máscaras do tipo cirúrgico reutilizáveis. Todo esse material é fruto de parcerias da universidade com a sociedade e do trabalho da própria comunidade universitária. O álcool em gel, por exemplo, faz parte de um lote repassado à instituição pelo Grupo O Boticário, com o compromisso de que a Unicentro mantenha-se atuante no combate e no enfrentamento ao covid-19. Já o álcool glicerinado é produzido por professores, funcionários e estagiários da própria universidade, tendo como matéria-prima bebidas alcoólicas ilegais apreendidas pela Receita Federal. Já as máscaras estão sendo costuradas, desde o início da pandemia, pelas integrantes da Unati, que é a Universidade Aberta a Terceira Idade a partir de materiais adquiridos pela Clínica de Órtese e Prótese da Unicentro.

No total, foram doados 80 frascos de álcool 70%

“Fiquei muito feliz com essa visita. É bom saber que o novo reitor está com o pé na estrada e nos visitando. O mais importante é que nós recebemos também álcool 70% glicerinado, que é uma produção da própria universidade; recebemos aqui máscaras, também confeccionadas pela universidade; e recebemos, também, uma leva de produtos, que a universidade recebeu do Grupo O Boticário e que ela, gentilmente, está repassando uma parcela aqui para o município de Laranjeiras do Sul. E, obviamente, nós vamos repassar esses equipamentos, que são fundamentais no dia de hoje, para as nossas unidades de saúde, vamos utilizar no nosso hospital de campanha – nós estamos felizes porque inauguramos 10 novos leitos de UTI na cidade”, discorre o prefeito Berto. Ele conta ainda que até agora, o município registrou apenas dois casos de covid-19. “O município está muito vigilante. Agradeço muito essa visita e esses produtos de contenção do coronavírus, que a gente vai utilizar da melhor maneira possível”.

A Unicentro mantém uma unidade avançada no município de Laranjeiras do Sul há mais de 20 anos. Nesse período, segundo o diretor do compus local, já são mais de 2.000 profissionais formados. “Isso é visto com bons olhos pela comunidade e a Unicentro sempre foi uma grande parceira, tanto de Laranjeiras quanto de outros municípios onde temos as nossas extensões”, afirma.