Unicentro recebe pesquisador argentino pela Rede Zicosur Universitário

A Rede Zicosur Universitário engloba universidades de cinco países do cone sul – Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Chile – com o objetivo de promover a internacionalização das instituições de ensino superior. Entre as ações, estão a realização de pesquisas conjuntas e a mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação, de funcionários e de professores. Ações que, na atualidade, segundo o coordenador institucional do programa, professor Marcio Fernandes, significam estar um passo a frente. “Você vê os resultados na formação das pessoas, na formação individual e, depois, na disseminação de saberes que ela faz e, em muitos casos, ela leva isso depois para a vida”.

Além disso, completa Marcio, a Unicentro ocupa uma posição que é estratégica para a eficiência desta parceria. Já que está localizada num ponto acessível em relação, sobretudo, à Argentina e ao Paraguai. “Que estado da federação tem tamanha capilaridade, como o Paraná tem em termos de universidades estaduais? E dentre as mais de 40 universidades estaduais do Brasil que existem, quais delas tem tamanha relação com os países latinos? O Paraná, nesse caso, é exemplo para o país”.

Um dos compromissos de Ramon foi uma reunião da reitoria (Foto: Coorc)

Desde que passou a fazer parte do Zicosur Universitário, há 10 anos, a Unicentro tem mantido relações de muita proximidade com a UNJu, que é a Universidade Nacional de Jujuy, localizada no Norte da Argentina. Professores e estudantes daqui já passaram por mobilidades lá e os de Jujuy também vem frequentemente para cá. Na última desses mobilidades, a Unicentro recebeu o professor Ramón Burgos, da área de Comunicação. “São espaços comuns para o intercâmbio de trabalho e são muito importantes. No caso da Unicentro, temos trabalhado durante vários anos em parceria. Então, o que estamos fazendo é dar continuidade”, explica.

Esta colaboração cria oportunidades para que professores possam circular em espaços de internacionalização, publicar em outro idioma, lecionar em um curso de outro país e criar vínculos com membros de universidades estrangeiras. O professor Ramon, por exemplo, desenvolveu atividades nos campi Santa Cruz, Cedeteg, Irati e na unidade avançada de Pitanga. “Pude compartilhar experiências, investigações realizadas na Universidade de Jujuy. Além disso, pude visitar projetos de extensão, participei de uma aula no Mestrado em História e, em Pitanga, de um encontro com estudantes de Administração”.