100 idosos participam de Olimpíada da Terceira Idade

“Eu faço taekwondo, dança do ventre e tai chi. E faço as minhas caminhadas também. Uso a academia ao ar livre que tem pertinho de casa. Então, eu estou sempre sempre me movimentando. É difícil me ver parada”. E toda essa energia dona Odete de Lima esbanjou durante a segunda edição da Olimpíada Regional da Melhor Idade. A competição foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com a Unicentro através da Unati, que é a Universidade Aberta a Terceira Idade, e do Departamento de Educação Física.

Olimpíadas contaram com sete modalidades (Foto: Coorc)

Entre os participantes, quase cem atletas de dez delegações disputaram sete modalidades: boliche, basquete, chute a gol, truco, dominó, trilha e voleibol. Para essa turma, a Olimpíada não significa apenas competição. Aqui eles saem da rotina e mostram todo o vigor que a vida na terceira idade pode ter. O seu Juarez Antonio Pacheco cumpriu o objetivo de interagir. Fez novas amizades e ajudou seu grupo no voleibol e no boliche. “A gente fica conhecendo o pessoal de fora, de outros grupos. Nós brincamos tudo junto e conhecemos muita gente nova”, conta.

Em todas as modalidades, os participantes da Olimpíada tiveram o acompanhamento de educadores físicos. No apoio também estavam os estudantes da Unicentro matriculados na disciplina de Educação Física para Terceira Idade. Todos com a missão de auxiliar no desenvolvimento físico dos idosos e proporcionar momentos de alegria para quem necessita de atenção. “A gente faz um trabalho de coordenação motora, movimentos para articulação de joelho, cotovelo, ombro”, explica o professor de Educação Física, Pedro Felipe Schinemann.

Quem levou o maior número de medalhas foi o time do Cras Jardim das Américas. O seu Antonio Rodrigues, membro da delegação, ficou animado com as três medalhas de ouro que conquistou no boliche, no voleibol e no dominó. “Eu estou muito feliz por participar dessa junto com meus companheiros, né?”.