Feira de Ideias Inovadoras promoveu o empreendedorismo em Guarapuava

Um pouco ansiosos e com muitas expectativas. Era dessa maneira que se encontravam alguns jovens, como o estudante de Economia  Arthur Mariconi. O motivo? Eles estavam prestes a apresentar uma ideia de negócio para uma banca avaliadora. “A gente tem expectativa, mas seria mais um feedback, uma experiência, por ser nossa primeira ideia, nossa primeira startup. A gente acredita nela e também poder sair com investimento sim”, conta.

O Arthur faz parte da Correct. Um projeto de negócio que pretende unir estudantes com revisores que procuram uma oportunidade de trabalho. Com o projeto, eles participaram da Feira de Ideias Inovadoras da Unicentro e do Startup Garage, um programa de aceleração de empresas do Sebrae. Ambas as iniciativas são concomitantes e fazer parte delas, segundo o Arthur, teve impacto no negócio. “A experiência e o conhecimento que a gente recebeu ao prototipar uma ideia foi muito fantástico para a gente”.

Quem também passou pela mesma experiência foi o André Xavier, aluno de Engenharia Mecânica. Ele e a equipe – formada por outros alunos de engenharia, um advogado e um programador – pensaram em um aplicativo voltado ao mercado de farmácias: o bula. “Foi uma experiência realmente incrível porque no início do programa a gente não tinha nenhuma noção de empreender. E hoje, chegando ao final do programa, a gente sai com uma mentalidade totalmente diferente”, explica.

Das 11 ideias que fizeram parte da feira, apenas quatro puderam participar da banca final do Startup Garage, mas todas elas fizeram parte da exposição. Com a oportunidade de mostrar as ideias, também surgiram possíveis investidores, como o Denilson Bonfim, sócio-diretor de uma empresa de vendas. Ele aprovou o evento. “Incrível a ideia pelo fato de que você consegue conectar alguém que tem uma ideia maravilhosa e, as vezes, não tem a oportunidade de apresentar essa ideia para alguém que esteja interessado. É o ideal para um casamento de negócio”.

A exposição da Feira de Ideias Inovadoras da Unicentro e banca final do Startup Garage ocorreram no mesmo dia. O evento foi batizado de ação global do empreendedorismo e contou ainda com outras atividades voltadas ao tema, como palestras e rodadas de mentoria. Ações como essa visam um objetivo em comum: a consolidação de um ecossistema de inovação em guarapuava. “O ecossistema de inovação aqui de Guarapuava está bem desenvolvido. Eu percebo que tem diversos atores e parceiros que têm buscado trabalhar mais essa parte de parcerias mesmo”, afirma a consultora do Sebrae, Thaise Amaral.

Estudantes de diversas áreas apresentaram propostas para o Startup Garage e a Feira de Ideias Inovadoras (Foto: Coorc)

Posição compartilhada pelo vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro. “Nós precisamos, hoje, de empreendedores e, aqui, a gente está vendo diversos projetos que vão de encontro a essa necessidade. Então, é extremamente importante para que isso seja colocado em prática e daqui a pouco se torne uma empresa que vem gerar emprego e renda para a população da região”.

Um dos parceiros que trabalham em prol dessa ecossistema é a Agência de Inovação da Unicentro, a Novatec, que organiza a Feira de Ideias Inovadoras. “Nós fizemos a abertura em agosto, então eles passaram por vários cursos, workshops, treinamentos, trabalharam para poder formatar essas ideias e deixar na modelagem dos negócios, deixar ela adequada e apresentável”, detalha Claudia Crisóstimo, diretora da Novatec.