Unicentro tem novos mestrado e doutorado aprovados pela Capes

O processo de verticalização da Unicentro tem caminhado a passos largos. Prova disso é que a partir do próximo ano, a nossa universidade passará a contar com um novo mestrado e um novo doutorado. O parecer favorável da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) se refere ao mestrado em Nanociências e Biociências e ao doutorado em Desenvolvimento Comunitário.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria, as aprovações se devem aos bons resultados obtidos na pós-graduação da universidade nos últimos anos. “No caso do Desenvolvimento Comunitário, nós já temos o mestrado ofertado no campus de Irati e que, na verdade, é interdisciplinar, envolvendo professores dos três campi – Irati, Cedeteg e Santa Cruz. Então, é um curso que, embora novo, foi bem avaliado pela Capes. Então, foi isso que possibilitou a criação do doutorado. No caso do Nanociências e Biociências, que é um programa novo que será ofertado no Campus Cedeteg, o determinante foi a questão da capacitação dos docentes, da produção científica. Em ambos os casos, a produção dos docentes envolvidos, das pesquisas, enfim, essa capacitação e essa organização proporcionou a criação desses cursos”, avalia.

As atividades dos novos cursos devem iniciar já no próximo ano. Para o mestrado em Nanociências e Biociências, de acordo com o coordenador da proposta, professor Najeh Maissar Khalil, serão disponibilizadas 13 vagas. O curso contará com duas linhas de pesquisa: “Avaliação e aplicação de materiais” e “Síntese, simulação e caracterização de sistemas nanoestruturados”.

Mestrado em Nanociências e Biociências é uma das propostas aprovadas pela Capes

“O curso tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas e produtos/processos para a formação de recursos humanos, no âmbito básico e aplicado, visando à solução de problemas em Nanociências e Biociências, focando diferentes áreas do conhecimento com uma ampla discussão e interação entre docentes e discentes quando começar a funcionar. Os docentes estão vinculados aos cursos de graduação em Física, Engenharia de Alimentos, Ciência da Computação, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia, demonstrando, então,a interdisciplinaridade da proposta”, explica Najeh.

Já o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro recebeu a aprovação da Capes para a oferta de doutorado acadêmico. Esse programa iniciou suas atividades em 2013 e está sediado no campus de Irati. Por ser interdisciplinar também conta com a participação de professores dos campi Cedeteg e Santa Cruz e é destinado a profissionais de diversas áreas do conhecimento. Com a aprovação, de acordo com a coordenadora do Programa, professora Cristina Ide Fujinaga, as atividades do doutorado também devem iniciar já no ano que vem.

“Como o doutorado faz parte de um programa que já tem o mestrado, a área de concentração e as linhas de pesquisa são as mesmas. Área de concentração é o Desenvolvimento Comunitário, que é o estudo das práticas e saberes interdisciplinares em contextos comunitários, englobando seus aspectos sociais, culturais, socioambientais, educacionais, formativos de trabalho e de saúde. Nós temos, atualmente, duas linhas de pesquisa que são denominadas “Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário” e “Processos do desenvolvimento humano nos contextos comunitários”, detalha Cristina.

Para a professora, um dos determinantes para aprovação do doutorado é o bom resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo programa, atendendo as demandas da Capes e da própria comunidade em que está inserido. “Nós estamos muito satisfeitos com a nossa aprovação uma vez que o nosso programa, já no primeiro ciclo avaliativo, subiu de conceito 3 para conceito 4 e isso possibilitou o nosso doutorado e o projeto já foi aceito sem nenhum tipo de ressalva. É um programa que, além de promover a produção do conhecimento científico, também promove o desenvolvimento da comunidade, o que é ótimo já que a Unicentro está inserida num contexto de uma região que carece muito de desenvolvimento, em seu sentido ampliado, tanto humano, quanto de saúde, quanto social, ambiental, entre outros aspectos que nós estamos estudando”.

PPG de Desenvolvimento Comunitário contará, a partir de 2019, também com oferta de doutorado

O professor Najeh, coordenador da proposta do mestrado em Nanociências e Biociências, também destacou a importância do novo mestrado. “Ele tem um foco multidisciplinar, mas também tem uma ênfase na área de nanociências e são poucos, hoje, os cursos de pós-graduação no Brasil que têm esse foco. Então, tem uma originalidade nesse programa para Unicentro e até mesmo para o estado do Paraná, que nós vamos ter uma área que vai trabalhar, principalmente, no desenvolvimento de processos, produtos, pesquisas na área de nanociências, bem como vinculado a biociências. Nós ficamos felizes com aprovação do curso porque é um novo curso para Unicentro, são vários departamentos que estão envolvidos. Então, nós esperamos ter bons resultados ao longo dos anos”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria, a aprovação dos novos cursos é um importante crescimento para a pós-graduação da universidade. “Significa que a política de capacitação que a Unicentro tem oferecido aos docentes também tem dado esses resultados de desenvolver as competências e que a gente possa, então, avançar nos cursos de pós-graduação. É uma conquista importante porque dentro da universidade nós temos ainda espaços para a criação de novos cursos. Então,isso é importante e estamos, também, discutindo, estimulando, o desenvolvimento de novas propostas para os próximos anos. Isso vem ao encontro da nossa política de crescimento da verticalização e o que está previsto dentro do nosso plano de desenvolvimento institucional”, finaliza.