Novatec e Integ representam a Unicentro na Feira de Negócios da Acig

Vender o próprio produto é atividade cotidiana para um empresário. Mas até chegar ao mercado, ideias inovadoras percorrem um longo caminho. Para tornar essa trajetória mais tranquila e, também, mais rápida, o Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da Acig (Associação Comercial e Industrial de Guarapuava) promove a Feira de Negócios. Nela, quem tem uma nova proposta de negócio vende suas ideias para outras empresários.

Por isso, a Novatec, que é a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, e a Integ, a Incubadora Tecnológica de Guarapuava, não poderiam ficar de fora da ação e estavam entre os 245 expositores. “Apresentar os serviços que a Agência de Inovação oferece para a sociedade e os serviços que a Incubadora oferece para as startups’s para as empresas nascentes, não só da Universidade, mas como da sociedade de Guarapuava”, defende a diretora de Propriedade Intelectual da Novatec, Claudia Crisóstimo.

Essa certeza que de a aproximação entre Universidade e empresários não só é possível como necessária é compartilhada pela presidente do Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da Acig, Lara Cerize Mena Sganzerla. “Eu vejo a Incubadora como uma grande oportunidade nas nossas rodadas de negócios – tanto para Incubadora, quanto para as nossas empresas. É importante que os empresários entendam isso e a melhor maneira é apresentando os projetos que estão sendo desenvolvidos lá, no que eles podem investir“.

Além de uma estrutura de baixo custo, a Novatec e a Integ também disponibilizam um ambiente de pesquisa voltado para a inovação e para o empreender. Foi por isso que o André Luis de Abreu procurou a Universidade. Na Integ, incubou uma empresa de simuladores do corpo humano, a Anatolab. “Eles oferecem espaço físico, toda uma estrutura e, principalmente, muita capacitação, o que é muito importante porque a gente não tem essa preparação de como se tornar um empreendedor. Então, eles estão oferecendo muito suporte para a gente”, relata.

Além de participar das rodadas de negócios, Novatec também montou um estande institucional (Foto: Fagner Busmayer)

A Feira teve oito rodadas de negócios e a Unicentro tinha representes em cada uma das arenas. Participação que, segundo Claudia Crisóstimo, tem dois objetivo principais: atrair negócios para a Novatec e a Integ e gerar uma cultura de relacionamento entre empresas e universidade. “Mostrar que os empresários podem buscar a Universidade para o desenvolvimento de produtos e, principalmente, no que diz respeito a área de inovação. Se não houver essa cooperação, muitos produtos, muitas pesquisas ficam na Universidade. A empresa é o meio para esse produto chegar a sociedade, como produto”.