Terceiro setor é tema de palestra promovida pelo Mestrado em Desenvolvimento Comunitário

O Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário ofertado pela Unicentro, no Campus Irati, tem como uma de suas características o diálogo com o Terceiro Setor. Por isso, a coordenação do Programa de Pós-Graduação faz questão de trazer pessoas ligadas a área, frequentemente, para conversar com os alunos.

Agora foi a vez da representante do Instituto Brasileiro de Transformação Social, Zania Maria Diório. Ela ministrou uma palestra para os mestrandos e destacou a importância das universidades se conectarem com a grupos sociais. “A academia, cada vez mais, está se associando aos outros setores da comunidade, e o Terceiro Setor pode ser um grande parceiro na execução desses projetos, dos quais ele também tem necessidade”, defende.

Palestra foi ministrada por Zania Maria Diório, Instituto Brasileiro de Transformação Social (Foto: Coorc)

A professora Cristina Fujinaga, coordenadora da atividade, aponta que ações como essas possibilitam que os mestrandos tenham uma formação mais plural e dinâmica. Afinal, o próprio Programa tem proposta interdisciplinar. “Essa questão é muito importante porque no nosso Programa a gente costuma oferecer uma formação que não é só teórico, mas teórico-prático para que o aluno consiga enxergar que todo o aparato teórico que ele está aprendendo na disciplina, pode e deve ser aplicado na prática”, explica.

A docente também aponta que a força do Mestrado Interdisciplinar está justamente em ações que fortaleçam a pesquisa, mas também propiciem ao pós-graduando o contato com a realidade fora da Universidade. “O nosso programa, como é interdisciplinar e tem como foco a promoção do desenvolvimento comunitário, também tem como objetivo formar pesquisadores e profissionais para atuarem no Terceiro Setor”.

O pesquisador Alcir Humberto Rodrigues, também professor do Programa, foi um dos presentes na palestra. Segundo ele, essa integração entre os setores da sociedade é algo positivo para todos os envolvidos no processo. “Um dos papéis da Universidade, como o próprio nome diz, remete ao universo. Então, faz parte da Universidade atrair pessoas de todos os segmentos da sociedade, inclusive o Terceiro Setor. Primeiramente, nós estamos pontuando o papel da Universidade, que é, justamente, estar em sintonia com a sociedade e todos os seus setores. É extremamente importante que isso aconteça. É relevante para o Programa, para os alunos e para a Unicentro”, finaliza.