Departamento de Educação Física e Federação Paranaense se Futebol firmam parceria para formação de árbitros

A Federação Paranaense de Futebol, através da Escola Estadual de Árbitros Victor Marcassa, vai oferecer, em Guarapuava, o Curso de Formação de Árbitros. A preparação na cidade foi possibilitada por uma parceria firmada com o Departamento de Educação Física da Unicentro, que vai ceder os espaços necessários para as aulas.

A iniciativa – que resultou na aproximação com a Federação e, principalmente, na oferta da formação – foi do professor Marcos Martins, que além de docente da Unicentro atua, há dez anos, como árbitro de jogos de futebol. Ele conta que, em Guarapuava, são apenas cinco árbitros federados em atuação – quatro deles, egressos da Unicentro. Para o professor Marcos, são esses números que chamaram a atenção da Federação Paranaense de Futebol para a necessidade de um curso de formação de novos árbitros.

Durante sua preparação, Eduardo passou por várias atividades práticas (Foto: acervo pessoal)

O diretor da Escola Estadual de Árbitros, Gildasio José dos Santos, esteve na Unicentro e defendeu que a oportunidade de participar de uma formação em Guarapuava é ímpar. “Para todo aquele ou aquela que gosta da arbitragem de futebol, de ser árbitro, esta é a porta de entrada. O curso é oficial porque nós temos a chancela da Escola Nacional de Arbitragem, que é vinculada à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e à FIFA (Federação Internacional de Futebol). Os egressos da Federação Paranaense poderão se inscrever em qualquer Federação do país e do mundo, porque nós temos a chancela internacional”, ressalta Gildasio.

O curso de arbitragem tem carga horária total de 220 horas, e as aulas serão ministradas aos sábados, com atividades teóricas e práticas nas dependências do Campus Cedeteg, e uma complementação pelo sistema de Educação a Distância. O objetivo da ação é renovar o quadro de árbitros da região, abrindo espaço para os jovens. Para se candidatar a uma das vagas, o candidato deve ter, pelo menos, 16 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio ou o Superior.

O egresso do curso de Educação Física da Unicentro, Eduardo Bortolanza Bello, atua como árbitro e, para isso, precisou passar pela formação em Curitiba. Para o jovem árbitro, a possibilidade de fazer o curso sem precisar viajar é um incentivo a mais para quem quer fazer carreira na área, como ele. “A expectativa é de evolução, subir degrau a degrau e chegar no topo”.

As inscrições para os interessados podem ser feitas pelo site da Federação Paranaense de Futebol e custam 150 reais. Depois, os inscritos passarão por uma pré-seleção composta por prova teórica, exame psicotécnico e teste físico, e todas essas fases são eliminatórias.

Os estudantes do curso de Educação Física da Unicentro contarão com duas vagas gratuitas para a formação. Essa foi a contrapartida definida pelo Departamento de Educação Física pela sessão dos espaços para a realização das aulas. “Uma vaga seja para um aluno do sexo masculino e a outra para estudante do sexo feminino, haja vista que – é muito importante dizer – o curso também pode ser feito pelas mulheres. A universidade tem muito a ganhar com a implementação do curso aqui”, defende o professor Marcos Martins.