Novo acesso ao Campus Cedeteg é inaugurado

“É uma grande alegria podermos celebrar a entrega dessa obra sonhada há 20 anos. Em 1998, a nossa Unicentro começou a implantar seus primeiros cursos aqui e, já naquela oportunidade, se sonhava com um novo acesso para este Campus, pela Rua Saldanha Marinho, que desse, ao mesmo tempo, maior visibilidade e mais segurança”, lembrou o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, na cerimônia de inauguração do novo acesso ao Campus Cedeteg.

Como a de Bona, muitas manifestações comemorativas marcaram a cerimônia de inauguração. Afinal, a comunidade universitária – gestores, professores e alunos – há muitos anos tinham como meta tornar o Campus mais visível, mais fácil de ser encontrado; mas, principalmente, fazer com que a chegada e a saída da unidade universitária fosse mais segura para pedestres, motoristas e usuários do transporte coletivo.

Portal e obras no interior do campus foram realizadas com recursos repassados pela UGF (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Sonho que, pouco a pouco, foi se tornando realidade nos últimos anos, até que a obra fosse concluída e inaugurada nesse mês de março. O novo acesso tem 300 metros de extensão e sete de largura. A via é de mão dupla e as calçadas prezam pela acessibilidade: têm 1,5 metro de largura em cada lado da pista e foram construídas com piso tátil. O projeto conta, ainda, com uma guarita e um portal de entrada.

Obra concluída graças ao esforço conjunto da Universidade, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), através da UGF (Unidade Gestora do Fundo Paraná) e da Prefeitura de Guarapuava. “Felizmente, com a acessibilidade da gestão do prefeito Cesar Filho, essa obra foi priorizada e executada dentro das possibilidades do município, com os recursos, um investimento importante próximo a um milhão e reais aqui”, reiterou o reitor da Unicentro.

Investimentos que, para o prefeito de Guarapuava, são uma retribuição do município por todo o desenvolvimento da cidade possibilitado pela Universidade. “Sensação boa. É uma alegria poder retribuir à Universidade, de forma justa, o que ela representa para nós, o que ela contribuiu para o nosso desenvolvimento ao longo do tempo, tudo o que ela contribuiu na formação de alunos, na formação de linhas de pesquisas, que são importantes para o nosso desenvolvimento. É uma obra do município mas que valoriza o acesso, aumenta a visibilidade e fortalece a Instituição”, afirmou Cesar Filho.

A Prefeitura de Guarapuava executou todo o trabalho externo à área do Cedeteg, a partir de um projeto apresentado pela Unicentro. Já as obras dentro do Campus foram realizadas com recursos da UGF. No total, segundo o coordenador geral do Fundo Paraná, Luís Cesar Kawano, foram R$ 249 mil utilizados na construção da guarita, de um pequeno portal, de calçadas e na implantação de iluminação no interior da Universidade. “O Fundo Paraná fica feliz porque foi um parceiro importante na parte de infraestrutura de calçada e iluminação, a questão do portal também. E mostra também o reconhecimento do próprio município, a importância da Universidade na cidade”.

Novo acesso pela rua Saldanha Marinho é um a obra da prefeitura orçada em R$ 1 milhão (Foto: Márcio Nei dos Santos)

A obra foi executada por etapas. Primeiro, foi canalizado o arroio que corta a área. Depois dos serviços para o escoamento de água, foi aberta a via, que recebeu meio-fio, asfalto e calçadas. A última etapa foi a da sinalização. Agora, chegar ao Campus está mais fácil para os membros da comunidade universitária. “Vai melhorar o fluxo e também facilitar o controle, a segurança, que eu acho que é uma coisa superimportante, a segurança tanto para os professores quanto para os alunos”, disse o professor Jorge Fávaro. Posicionamento compartilhado pela estudante Letícia Lopes: “Tem facilitado sim para mim, pela questão de segurança, dependendo do horário que a gente vem para cá, e pela facilidade também de horários, que é bem mais rápida a entrada por aqui”.

Facilita a vida de quem conhece bem o Campus como alunos e docentes, e muito mais o deslocamento das pessoas que são atendidas por um dos serviços prestados pela Unicentro no Cedeteg. “Além da visibilidade que este novo acesso dá ao campus, haja vista que está em uma das principais vias da cidade, ele melhora o acesso ao pessoal da comunidade, que é assistido pelas clínicas, pelos serviços do nosso Campus”, destacou o diretor do Campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes. .
O novo acesso também significa mais tranquilidade para os moradores da Vila Carli, bairro onde fica o Cedeteg. Afinal, agora, não é preciso mais percorrer diversas ruas que cortam o bairro para chegar ao Campus. Com a liberação da entrada nova, a antiga, pela Rua Simeão Varela de Sá, só permanecerá aberta para pedestres.

Reivindicação

Além da comemoração, a cerimônia de inauguração do novo acesso também contou com uma reivindicação dos alunos da Universidade para a contratação dos professores colaboradores. Na data da inauguração, 15 de março, o Governo do Estado publicou a autorização de apenas 7.000 das 10.000 horas solicitadas pela Unicentro. Com isso, a Instituição não poderia contratar os 104 docentes temporários já aprovados em teste seletivo para o ano letivo de 2018. Porém, na segunda-feira seguinte (18), um novo decreto, que cancelava o anterior, liberou a totalidade das horas solicitadas e, com isso, os processos de contratação já estão tramitando. Em, no máximo, 30 dias, todos os professores estarão em sala de aula.