Novatec/Unicentro é contemplada com R$ 146 mil em Edital da Fundação Araucária

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná divulgou o resultado da Chamada Pública 13/2017, referente ao “Programa de Apoio à Criação, Manutenção e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica no Estado do Paraná”. Nesse edital, um dos projetos aprovados foi apresentado pela Agência de Inovação da Unicentro, a Novatec.

Esse edital é um compromisso do Governo do Estado de apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica, os NITs, das Universidades. Ele contempla, principalmente, os pagamentos de taxas de patentes ou marcas, e todo tipo de proteção à propriedade intelectual das Universidades. Isso é importante porque que não sai do custeio das Instituições. Então, a Fundação Araucária nos apoia nesse sentido”, explicou a diretora de Propriedade Intelectual da Agência, Cláudia Crisostimo.

A proposta contemplada no edital é intitulada “Manutenção e Consolidação da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro”, que desde sua criação tem contribuído para a formação da cultura da inovação e da proteção do conhecimento gerado na Instituição. Nesse sentido, a Novatec incentiva a transferência de tecnologia como suporte para o desenvolvimento local e regional. Por isso, de acordo com Cláudia, o objetivo desse projeto apresentado é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na Novatec.

Esse recurso é extremamente importante para que nós possamos continuar trabalhando, promovendo a inovação na Universidade, apoiando o empreendedorismo e novos cursos e projetos, a exemplo da Feira de Ideias. Nós pensamos em trabalhar em uma etapa mais avançada, para apoiar o desenvolvimento de protótipos de produtos mais concretos a partir dessas pesquisas envolvendo os alunos e os trabalhos que são feitos aqui. Essas coisas a gente só consegue tendo recurso desse projeto”, diz.

As ações têm duração prevista de dois anos e, para a sua execução, contarão com recursos da ordem R$ 146 mil. De acordo com a diretora de Propriedade Intelectual da Novatec, esse valor será utilizado, também, para o pagamento das anuidades de órgãos e instituições que representam as áreas de Ciência e Tecnologia no país – como o Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Ciência, Tecnologia e Transferência de Tecnologia) e a Anprotec (Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras). O edital financia ainda uma bolsa para um profisisonal recém-formado, que atuará na agência.

Os recursos serão empregados, ainda, comenta Claudia, na manutenção de outras atividades promovidas pela agência. “Alguns cursos na área de gestão, o apoio às novas empresas startups, o trabalho educacional de desenvolvimento da cultura empreendedora e da cultura inovadora na Instituição. Então, nós promovemos cursos todo ano, cursos de patentes, cursos sobre proteção de propriedade intelectual, de gestão de inovação e de gestão financeira. São esses cursos, esse apoio que a gente pode continuar oferecendo aos alunos da Universidade e à comunidade da região”, exemplifica.

Para os envolvidos no trabalho realizado pela Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, ter o projeto contemplado no Edital é motivo de comemoração. “Esses valores são essenciais para as atividades da Agência de Inovação. Nós tivemos também o trabalho, junto com a Prefeitura e o Governo do Estado, de atualização da Lei de Inovação no âmbito do Município e do Estado do Paraná. Então, para que as Universidades possam atuar, a vigência desta lei, as determinações da Lei de Inovação, são essenciais. Então, com esse tipo de projeto, esse tipo de recurso, conseguimos dar apoio também no âmbito externo da Universidade”, destaca Cláudia.