Calouros de Pedagogia dos Campi de Irati e Prudentópolis são recepcionados com aula inaugural

Passada a alegria de ingressar em uma universidade pública e de qualidade, como a Unicentro, o calouro costuma ter muitas dúvidas, que vão desde o funcionamento do próprio curso até a realidade da futura profissão. Pensando nisso é que o Departamento de Pedagogia do Campus de Irati, em parceria com o Centro Acadêmico do curso, realizou a aula inaugural deste ano letivo, reunindo os ingressantes do próprio Campus e, também, da unidade avançada de Prudentópolis.

A representante do Centro Acadêmico, Caroline Aparecida, conta que além da apresentação do corpo docente do curso, a ação é importante para os alunos busquem sempre uma melhor formação e condição de trabalho. “Por mais que tenhamos muita dificuldade durante nossa caminhada na faculdade, depois que a gente termina, que eles não desanimem com isso, que faz parte, que a gente precisa sempre estar na luta”, afirma.

A coordenadora da aula inaugural, professora Michelle Fernandes Lima, concorda com a visão de Caroline a acrescenta porque é importante acolher os novos alunos e ajudar os ingressantes a compreender as atividades do Departamento e o andamento da Universidade. “É um carinho, até um respeito em relação ao curso, para que os alunos conheçam os professores, saibam um pouco mais sobre a profissão que eles vão atuar. Mesmo num contexto complicado que a gente está vivendo nas universidades hoje, a gente valoriza um curso numa universidade pública, gratuita e de qualidade”.

Aula inaugural foi ministrada pela coordenadora do Departamento Estadual de Pedagogos da APP Sindicato, Aline Carissimi (Foto: Raphael Gierez)

E na busca por inserir o aluno desde o início da sua formação nos assuntos cotidianos do pedagogo, é que a organização da aula inaugural também promoveu a palestra com a coordenadora do Departamento Estadual de Pedagogos da APP Sindicato, Aline Carissimi. Durante sua fala, a professora destacou que levar a realidade para os alunos não é uma forma de desmotivá-los, e sim de mostrar que a união entre os profissionais e estudantes da área é capaz de mudar o cenário da educação brasileira.

“Desejamos que eles venham, sim, para a luta com a gente porque a demanda que nós temos em torno dos nossos direitos, das nossas condições de trabalho são grandes. Então, é muito importante que eles permaneçam nessa luta com a gente, que eles se coloquem como futuros profissionais da Educação e que lutem pelos direitos e por todas as conquistas que a gente teve historicamente, para que eles possam exercer futuramente a profissão deles com muita tranquilidade”, defende Aline.

Uma das calouras do curso Pedagogia do Campus de Irati é a Milena de Lima. Depois da palestra, ela afirmou ter se interessado em buscar mais informações sobre a temática abordada. “Eu acho essencial falar sobre isso, porque não é de hoje que a gente está nessa luta e, claro, nunca desistir para sempre conseguir o melhor. Já estamos aderindo a causa da Educação e vamos seguir em frente”, conta.

Para a diretora do Setor de Humanas, Letras e Artes de Irati, professora Regina Chicoski, a aula inaugural de Pedagogia representa uma forma de acolhida do estudante e de integração entre calouros e veteranos. Estamos contentes que os alunos de Prudentópolis também puderam estar presentes e, de fato, é um marco no curso, tanto do ano letivo como da importância de ter essa união. É por isso que a aula inaugural tem esse papel tão importante”, finaliza.