Geógrafo formado pela Unicentro é premiado pelo Crea-Paraná

Formado pelo Unicentro, José Farias de Melo Leão, é egresso do curso de bacharelado em Geografia. Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ele desenvolveu o projeto “Diagnóstico ambiental dos possíveis impactos do novo cemitério em relação a empresa Iberkraft Indústria de Papel e Celulose”. Com o trabalho pronto, defendido e aprovado, participou do Fórum dos Docentes, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), e recebeu a premiação de melhor TCC do estado, na modalidade agrimensura.

A pesquisa teve como objetivo identificar os possíveis impactos causados ao solo devido a decomposição de corpos em um cemitério, que seria instalado na cidade de Guarapuava. “A gente fez toda uma análise na parte de declividade do terreno, análise de solo, de água para saber quais seriam os impactos ambientais ao redor desse cemitério em relação à essa empresa de papel”, relata.

O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estágio Supervisionado, sob orientação do professor Glauco Nobose Negrão, que afirma que a proposição de estudar o tema foi do próprio aluno. “A demanda por parte da pesquisa veio do próprio José Leão e da empresa na qual ele trabalha. Nós sempre pensávamos nessa junção da demanda profissional em conjunto com o ensino. Então, a proposta foi elaborada em parceria com o professor/supervisor de estágio e com o orientador da empresa, visando justamente essa junção entre o público e o privado”.

Para o professor da disciplina de Estágio Supervisionado, Paulo Nobukuni, a premiação representa muito para o curso de Geografia da Unicentro, uma vez que valoriza os profissionais da área e evidencia a aplicabilidade das pesquisas realizadas na universidade no mercado. “É fundamental esse tipo de premiação porque, em muitos casos, o bacharelado em Geografia é pouco conhecido e reconhecido. Então, representa muito para o curso , representa muito para a Unicentro e mostra que a Universidade produz trabalhos que poderão ser aplicados”.