Projeto de extensão da Unicentro incentiva a prática da ginástica rítmica em Guarapuava

O projeto de extensão intitulado “Iniciação a Ginástica Rítmica na Unicentro” é uma ação do Departamento de Educação Física e tem como objetivo promover o aprendizado da modalidade esportiva entre meninas de nove a 14 anos. “A principal intenção desse projeto é a divulgação da ginástica rítmica, que é uma modalidade muito bonita e não tão conhecida”, explica a coordenadora do projeto, professora Verônica Volsi.

Mesmo tendo começado a pouco tempo, no início desse ano, as meninas do projeto já participaram de uma competição. As atletas viajaram para Marialva, onde foi realizada a Copa Escolar Paranaense de Ginástica Rítmica. Na competição, as pequenas mostraram o resultado de muito treino e dedicação. “A preparação delas é feita durante os treinos, que são realizados só uma vez na semana, durante uma hora e meia. Nós temos pouco tempo ainda para treino, só um ano, e precisamos complementar isso”, complementa a coordenadora pedagógica, Shauane Emanuela Fornaciari.

O projeto também conta com acadêmicas que desenvolvem a função de monitoria. O trabalho feito por elas é auxiliar as crianças na prática da ginástica. Daline Machula que viu na oportunidade um caminho a ser seguido no futuro, como profissão.Dentro da graduação, a gente vai se encontrando nas áreas que a gente realmente gosta. E o projeto surgiu para isso. Foi uma área que eu me encontrei , que eu gosto muito e que eu pretendo dar continuidade no trabalho”.

A prática esportiva é utilizada, pelo projeto, como forma de estimular a criatividade e o desempenho das crianças nas atividades escolares. Joanice Mores Stroski, é mãe de uma das atletas e está se surpreendendo com a dedicação da filha, a Maria Luisa. “Eu nunca pensei que ela ia se apaixonar tanto. Ela é apaixonada e as amiguinhas dela também. E como é importante o esporte na vida da criança! Então, ela se desenvolveu, começou a ir melhor na escola, as notas melhoraram e, a cada ensaio, treino que tem, ela vem com toda a disposição. Nunca ela quer faltar”.