Unicentro inaugura novo bloco didático e obras de revitalização da Clínica Escola de Veterinária

A comunidade universitária do Campus Cedeteg da Unicentro passará a contar com duas novas estruturas para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além do novo prédio da Clínica Escola de Fisioterapia, também foi inaugurado o Bloco Didático de número 7 e foram entregues as obras de revitalização da Clínica Escola de Medicina Veterinária.

A nossa Instituição tem uma preocupação muito grande com a valorização do servidor, a valorização da comunidade acadêmica e a valorização das pessoas. Essa valorização da comunidade acadêmica passa, também, por um bom ambiente de trabalho e boas condições de estrutura física para o trabalho. Então, é muito bom podermos fazer isso em um momento de extrema crise, de extrema dificuldade, que a gente tem passado nos últimos tempos, poder entregar obras à comunidade acadêmica em comemoração ao aniversário de 27 da Unicentro”, destaca o reitor da Universidade, professor Aldo Nelson Bona.

Bloco 7 conta com nove salas de aula (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O Bloco Didático de número 7 é uma necessidade antiga do Campus. O novo espaço conta com salas de aula, que poderão atender as demandas dos 20 cursos de graduação lotados no Cedeteg. A obra foi possibilitada pelo repasses de recursos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), via UGF (Unidade Gestora do Fundo Paraná). “São nove salas de aula, sendo que oito delas são para 60 alunos. Não temos no Campus salas com essa capacidade, essas serão as primeiras. Então, com certeza, é uma demanda histórica do nosso Campus que, agora, finalmente, temos a entrega desse espaço”, explica o diretor do Cedeteg, professor Fábio Hernandes.

Outra obra inaugurada na última sexta-feira (22), foi a de ampliação da Clínica Escola de Medicina Veterinária Professor Marcos Vinícius Tranquilim (Cevet), que também foi possibilitada por recursos da Seti, por meio da UGF. A Cevet foi criada em 2004 e presta serviços à comunidade de Guarapuava e região, além de ser um local onde os acadêmicos de Medicina Veterinária podem vivenciar a profissão escolhida sob a supervisão e orientação dos professores do curso.

A ampliação do espaço deve garantir a eficiência dos trabalhos já realizados e possibilitar, também, o desenvolvimento de novas atividades. “A ampliação da Clínica, todo esse espaço que foi construído ou reformado – que foi a recepção, o alojamento e a farmácia -, tudo isso acabou trazendo muita qualidade de trabalho e no atendimento prestado à comunidade, como consequência”, avalia a diretora da Clínica, Liane Zillioto.

Universidade também inaugurou as obras de revitalização da Clínica Escola de Medicina Veterinária (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O vice-prefeito de Guarapuava, Itacir José Vezzaro, que acompanhou a inauguração da Clínica, destacou que as novas estruturas poderão colaborar para o desenvolvimento adequado da prática pelos acadêmicos, o que vai refletir, posteriormente, na qualidade dos profissionais que a Unicentro coloca no mercado de trabalho da região. “Sabemos que uma Universidade bem estruturada, com seus laboratórios e com as suas clínicas, possibilita a formação do profissional, fazendo com que ele saia do curso pronto para enfrentar a realidade no campo de atuação com uma maior tranquilidade. Eu entendo que a Universidade, com boas estruturas, vai dar a capacitação para que ele saia um bom profissional”, diz.

O reitor Aldo Nelson Bona ainda destaca que a realização das duas obras só foi possível devido ao aporte financeiro estadual. Para ele, a resposta positiva à solicitação dos recursos é um sinal de reconhecimento do bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela Universidade. “A Unicentro não tem condições, com recursos próprios, de fazer estes investimentos. Então, esses são recursos importantes, fundamentais. E nós temos muito a agradecer a sensibilidade do secretário João Carlos Gomes em reconhecer os bons usos que a Universidade faz dos seus recursos, reconhecer a necessidade de investimento e priorizar essas verbas dentro do planejamento de sua Secretaria”, afirma.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, que também acompanhou as inaugurações, os bons resultados apresentados pela Unicentro podem sinalizar, inclusive, novos investimentos na Unicentro. “Quando a gente vê resultado, a gente se anima e procura novos investimentos. Por certo, a Unicentro receberá mais recursos do governo Beto Richa, porque está fazendo o seu trabalho, o seu papel com competência”, reforça.