Festival Universitário da Canção começa nessa quarta-feira, 27 de setembro

Um dos momentos culturais mais aguardados do ano pelas comunidades da Unicentro e de Guarapuava, o Festival Universitário da Canção (Fuca), que em 2017 chega a sua sétima edição, tem início hoje, 27 de setembro. Mais uma vez, subirão ao palco os quarenta classificados nas categorias Composição e Interpretação. Serão vinte apresentações nessa quarta-feira e outras vinte amanhã, sempre com início às 19h e intercalando os candidatos de acordo com a categoria.

Esse ano, a ordem de apresentações foi definida, assim como no ano passado, conforme Regulamento, a partir de um sorteio realizado, no campus Santa Cruz da Unicentro, na última quarta-feira (20). “Até 2015, era a ordem alfabética que definia a sequência das apresentações e os candidatos de Irati se apresentavam sempre no último dia”, explicou o diretor da rádio Unicentro FM, realizadora do Fuca, Danny Jessé Nascimento.

A lista definitiva das apresentações está disponível no site do Fuca e conta com candidatos que sobem ao palco do Auditório Francisco Contini pela primeira vez e outros já conhecidos do público do Festival. Quem volta a se apresentar, por exemplo, é Thiago Juraski, segundo colocado na categoria Interpretação em 2015, que, nesse ano, concorre na modalidade Interpretação, com a canção “Deserto”. Ele é o quarto candidato a subir ao palco nessa noite. Também está entre os concorrentes da categoria composição o professor do Campus de Irati Carlos Magno de Sousa Vidal. Ele já foi o ganhador da modalidade em 2014, com a composição “Seca”; segundo colocado na primeira edição, em 2011, com “Macapá”; e quarto colocado no FUca 2012 com “A menina dos meus olhos”.

Thiago Juraski volta ao Fuca, agora na categoria composição (Foto: Coorc)

Ao final das apresentações, na noite de quinta-feira (28), serão conhecidos os vinte finalistas – dez em cada categoria -, que voltam a se apresentar na sexta-feira (29). Vale lembrar que para a final as notas são zeradas e os jurados conferem uma nova pontuação baseada apenas nessa última performance.

Dos finalistas, os cinco primeiros lugares de cada categoria vão levar para casa troféus. Os três primeiros ganham prêmios em dinheiro de 2 mil, mil e 500 reais, respectivamente. Um prêmio extra, no valor de 500 reais, também será conferido aos preferidos da plateia em cada categoria.

Serviço

Fuca 2017 – 27, 28 e 29 de setembro de 2017, a partir das 19h, no Auditório Francisco Contini (campus Santa Cruz), com entrada franca.